Arquivo

Casa de Saúde. Posição do Conselho domina debates da Comissão Representativa da Câmara

O assunto principal, da primeira reunião do ano da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, foi a posição do Conselho Municipal de Saúde, em relação ao novo convênio a ser firmado entre Prefeitura e Hospital de Caridade, para a gestão da Casa de Saúde – agora municipalizada.

 

Confira os detalhes do encontro dos edis, acontecido na manhã desta quinta-feira, no texto distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Legislativo. A foto, em que aparecem o presidente Vilmar Galvão e o secretário Sérgio Cechin, também é da AI/CV. A seguir:

 

“Reunião da Comissão Representativa

 

Vereadores abordaram questões referentes ao Conselho Municipal de Saúde e agentes comunitários de Santa Maria

 

Durante a primeira reunião da Comissão Representativa deste ano foram discutidas e votadas as atas referentes à Sessão Plenária Ordinária do dia 27 de dezembro de 2007 e à Sessão Solene de Posse, acontecida no dia 1° de janeiro de 2008. As atas foram aprovadas pelos vereadores presentes em Plenário.

 

Foram protocolados dois projetos de lei, o que institui o Programa de Aperfeiçoamento de Alimentos não Consumidos no município e outro, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a definição do regime urbanístico para a área localizada entre as Zonas Urbanas 12.1 e 18.1. O primeiro projeto de lei, de autoria do vereador Tubias Calil, tem como objetivo fomentar a captação e distribuição de alimentos industrializados ou não, que tenham perdido sua condição de comercialização, mas que são próprios para consumo. Os alimentos seriam destinados para entidades previamente cadastradas ao Programa.

 

Também foram protocolados quatro projetos de Resolução, todos de autoria do vereador Tubias Calil – concedendo a Medalha do Mérito Religioso Dom Ivo Lorscheiter à irmã Cecília Dahmer, concedendo a Comenda Dr. Flávio Cassol ao Dr. Luiz Gustavo Thomé, concedendo a Medalha do Mérito Educação Professora Solange Kraetzig ao professor Marcelo Barroso Kümmel e concedendo a Comenda Manoel Pena Xavier. Essa última tem por objetivo reconhecer personalidades e/ou instituições que se destacarem na área da pecuária durante o ano, em Santa Maria.

 

A partir do conhecimento das propostas, essas passam a tramitar após o final do recesso parlamentar, previsto para 20 de fevereiro, sendo encaminhado à procuradoria do Legislativo e, posteriormente, às Comissões Permanentes da Câmara para normal tramitação. A próxima reunião da Comissão Representativa acontece no dia 22 de janeiro, terça-feira, às 10h, no Plenário Coronel Valença.

 

Ver. Tubias Calil (PMDB): Cumprimentou o presidente da Câmara, vereador Vilmar Galvão, dizendo que a relação entre eles é boa, apesar das diferenças políticas e partidárias. “Quando leio no jornal que a oposição tentou boicotar, digo que não houve nada disso. Eu estava na praia. Pretendo apresentar um projeto de lei para que a data da sessão de posse seja alterada. Assim, não acontecerão tantas ausências”, justificou o vereador, desejando felicitações ao novo presidente do Legislativo. Um dos assuntos abordados pelo vereador foi referente ao Conselho Municipal de Saúde. Tubias Calil disse que esse vem atrapalhando o serviço de saúde na cidade. “Não podemos apenas assistir os ‘trapalhões’ do Conselho. Eles querem também atrapalhar a gestão da Casa de Saúde, que funciona graças ao Hospital de Caridade. A Câmara não pode se omitir deste debate e não podemos admitir que este grupo, que quer ficar com o poder da Casa de Saúde, atrapalhe os serviços”, declarou o parlamentar. Outro assunto abordado foi a privatização da folha de pagamento dos funcionários da prefeitura. “Por surpresa minha, o Unibanco não é mais o banco que faz o pagamento e sim, a Caixa Econômica Federal. Não há um contrato, que é de cinco anos com este banco? Não podemos brincar com o dinheiro público”, finalizou Tubias.

 

Verª Anita Costa Beber (PR): Disse que participou de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde e declarou que eles realmente atrapalham os serviços de saúde na cidade. “Todos sabem a situação da Casa de Saúde antes do Hospital de Caridade assumir. Quando o acordo foi firmado entre as duas instituições, já percebemos as melhorias”. A vereadora disse ainda, que o Conselho não é a favor desta parceria devido a interesses em cargos administrativos. “Porque tanto interesse se quando eles estavam no poder não faziam nada pela saúde de Santa Maria?”, questionou Anita. Também disse que quando esteve em Brasília, conseguiu emendas para a Casa de Saúde, mas que o Conselho não deixa entrar verba de deputado no local…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a cobertura completa da reunião da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, realizada pela assessoria de imprensa do Legislativo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo