EconomiaNegóciosSanta MariaTrânsito

MERCADO. Batido, com folga, e antes do fim do ano, o recorde histórico de venda de veículos em SM: 6.105

Em 31 de dezembro de 2011, conforme dados oficiais do Renavan, constava como número total de carros (automóveis e comerciais leves) emplacados em Santa Maria, um total de 5.783 unidades. Pois, creia, como antecipamos na tarde passada, faltando ainda um mês para o final do ano, já foram retirados das concessionárias da cidade nada menos que 6.105 “zero km”.

Está, portando, facilmente batido o recorde histórico do comércio de carros na boca do monte, mesmo antes do ano novo. E olha que 2011 já havia superado o estrondoso 2010, quando haviam sido comercializadas 5.333, número levemente inferior ao registrado em 2009, com 5.634 unidades emplacadas na comuna. Convenhamos, são números extraordinários, sob quaisquer aspectos que sejam analisados.

Fiquemos com dois. Um é a pujança desse setor para a economia da cidade. Afinal, é emprego e renda para Santa Maria. Outro, nem tão bom, pelo contrário, é o imenso desafio dos gestores públicos para garantir a trafegabilidade minimamente civilizada nas ruas e estradas da cidade e arredores.

E mais: a tendência é de aumento ainda maior desse desempenho, mesmo que apenas repetindo-se, neste mês, o que ocorreu em 2011. Então, foram 600. E agora, quantos serão. Ah, em novembro recém-findo registrou-se o emplacamento de nada menos que 655 carros – contra 635 em 2010 e 493 em 2009. A manter-se a linha de crescimento, não é difícil supor que serão cerca de 700 novos emplacamentos em dezembro, o que faria com que o total do ano se aproximasse dos 7 mil.

Nas ilustrações que acompanham esta nota, todas tendo como fonte o Renavan, o leitor pode conferir o acumulado do ano e os emplacamentos de novembro, inclusive por marca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo