DestaquePolítica

BASTIDORES. CPI dos Parques, mulheres, dúvida de Giuseppe Riesgo e a convenção do Progressistas

Emedebista pretende investigar a situação dos parques públicos da cidade

Tubias Callil, do MDB, anunciou na tribuna que pretende recolher assinaturas para instalar uma CPI (Foto TV Câmara/Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Tubias Callil (MDB) anunciou na sessão desta terça-feira (7) que buscará assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação dos parques públicos de Santa Maria. O foco do parlamentar está nos parques da Jockey, Palotino e dos Morros.

“A cidade precisa saber o porquê do desleixo com os parques adquiridos por outras gestões”, afirmou Tubias na tribuna.

O Parque da Jockey, onde outrora era realizado o Festival de Balonismo, foi abandonado pelo governo de Jorge Pozzobom (PSDB). O Parque dos Morros é um estranho caso de parque público onde o público é proibido de entrar. Já o Parque Palotino, aparentemente, existe apenas no papel.

Para abrir a CPI são necessárias, no mínimo, sete assinaturas. Ou seja, um terço dos 21 vereadores.

Projeto de Admar Pozzobom aprovado pela quase totalidade do plenário. Só Roberta Leitão foi contra (Foto Câmara/Divulgação)

Mulher

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça (7), projeto de Admar Pozzobom (PSDB) que torna o 6 de dezembro o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“Esse dia terá o intuito de sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher”, disse Admar na defesa da proposta.

A iniciativa recebeu 19 votos favoráveis e um contrário, da vereadora Roberta Pereira Leitão (PP).

Fim de linha?

O Progressistas de Santa Maria prepara sua convenção municipal para o mês de maio. O atual presidente da sigla, Mauro Bakof, está decidido a deixar o cargo após dois mandatos consecutivos.

Bakof está na função desde 2019. Ele foi um dos principais responsáveis pela mobilização que levou o ex-vice-prefeito Sergio Cechin (PP) a concorrer ao Executivo em 2020.

Embora não tenha conseguido êxito no pleito à Prefeitura, Bakof conseguiu dobrar a quantidade de vereadores do PP, passando de dois para quatro nomes. Hoje, a sigla é a principal representante da oposição na Casa e a maior bancada do Parlamento.

Em dúvida

O ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo está insatisfeito com os rumos do Novo, sigla que, hoje, praticamente inexiste em Santa Maria e que passa por uma crise de identidade em nível nacional. Ele sabe que o PP está de portas abertas.

Atualmente, Riesgo atua em Brasília como chefe de gabinete do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo