CIDADE. Noite/madrugada do rock encerra primeira edição da Calourada realizada totalmente na Gare
Sem incidentes, público estimado em cerca de 15 mil pessoas esteve na festa
Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Durante quatro dias, a Gare de Santa Maria virou palco da Calourada 2023, festa de recepção dos novos estudantes universitários do Município, promovida pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com diversas instituições. Desde a última segunda-feira (20), primeiro dia do evento, cerca de 58 mil pessoas passaram pela Gare. Apenas nesta quinta-feira (23), no encerramento da Calourada, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) e a Brigada Militar (BM), as atrações reuniram aproximadamente 15 mil pessoas.
Das 17h até por volta das 2h já de sexta-feira (24), o público dançou, cantou e se divertiu com Dé & Tiago, banda DA.SE.RO.MA, DJ Octave, DJ Bianca, Syon Trio, Palma DJ e DM DJ. O ponto alto da última noite da Calourada foi com a banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu. Segundo a Guarda Municipal, a dispersão do público após o fim do evento ocorreu dentro da normalidade.
Para receber os calouros e os demais estudantes das universidades de Santa Maria no Largo da Gare, foi montada uma estrutura com dois palcos, 52 banheiros químicos, food trucks, bares, sistema de segurança e emergência. Além disso, o Executivo Municipal organizou a linha de ônibus Calourada-Gare, que atuou especialmente durante os dias de festa para atender o público e garantir que todos pudessem participar do evento. E, um ponto provisório de táxi foi montado próximo à entrada da Gare, também como maneira de garantir segurança e opções de transporte ao público.
Segurança
Para a segurança do evento, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil trabalharam em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e nas imediações. Drones, bodycams e câmeras de vigilância auxiliaram no monitoramento.
Os órgãos de segurança envolvidos na Calourada 2023 não registraram ocorrências na noite desta quinta-feira.
A Calourada 2023 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira.
Resumo do quarto dia
– Público: 15 mil pessoas
– Notificações da fiscalização e/ou dos órgãos de segurança: nenhuma ocorrência de relevância.
Bonde do busão
Na última noite de festa, a condução dos calouros manteve a tranquilidade dos outros dias, tendo sido transportados do Bairro Camobi para a Gare cerca de 500 passageiros por hora.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.