DestaqueSanta Maria

CIDADE. Noite/madrugada do rock encerra primeira edição da Calourada realizada totalmente na Gare

Sem incidentes, público estimado em cerca de 15 mil pessoas esteve na festa

Na noite final da Calourada, com predominância do rock, aproximadamente 15 mil pessoas foram à Gare (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Durante quatro dias, a Gare de Santa Maria virou palco da Calourada 2023, festa de recepção dos novos estudantes universitários do Município, promovida pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com diversas instituições. Desde a última segunda-feira (20), primeiro dia do evento, cerca de 58 mil pessoas passaram pela Gare. Apenas nesta quinta-feira (23), no encerramento da Calourada, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) e a Brigada Militar (BM), as atrações reuniram aproximadamente 15 mil pessoas.

Das 17h até por volta das 2h já de sexta-feira (24), o público dançou, cantou e se divertiu com Dé & Tiago, banda DA.SE.RO.MA, DJ Octave, DJ Bianca, Syon Trio, Palma DJ e DM DJ. O ponto alto da última noite da Calourada foi com a banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu. Segundo a Guarda Municipal, a dispersão do público após o fim do evento ocorreu dentro da normalidade.

Para receber os calouros e os demais estudantes das universidades de Santa Maria no Largo da Gare, foi montada uma estrutura com dois palcos, 52 banheiros químicos, food trucks, bares, sistema de segurança e emergência. Além disso, o Executivo Municipal organizou a linha de ônibus Calourada-Gare, que atuou especialmente durante os dias de festa para atender o público e garantir que todos pudessem participar do evento. E, um ponto provisório de táxi foi montado próximo à entrada da Gare, também como maneira de garantir segurança e opções de transporte ao público.

Segurança
Para a segurança do evento, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil trabalharam em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e nas imediações. Drones, bodycams e câmeras de vigilância auxiliaram no monitoramento. 

Os órgãos de segurança envolvidos na Calourada 2023 não registraram ocorrências na noite desta quinta-feira.

A Calourada 2023 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira.

Resumo do quarto dia
– Público: 15 mil pessoas
– Notificações da fiscalização e/ou dos órgãos de segurança: nenhuma ocorrência de relevância.

Bonde do busão
Na última noite de festa, a condução dos calouros manteve a tranquilidade dos outros dias, tendo sido transportados do Bairro Camobi para a Gare cerca de 500 passageiros por hora.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo