CulturaDestaque

CULTURA. Documentário “O Complô” premiado em festival internacional: melhor filme e melhor roteiro

Direção é de Luiz Alberto Cassol e roteiro feito em parceria com Luciano Ribas

Deputado federal constituinte Hermes Zaneti é outor de ‘O Complô’, livro que inspirou o filme (foto Jefferson Rudy/Agência Senado)

O curta-metragem brasileiro “O Complô”, lançado em festivais em inglês como “The Plot”,  foi selecionado para o festival Twilight Tokyo Film e agora acaba de receber as premiações de melhor documentário e de melhor roteiro.

Baseado no livro homônimo do Deputado Federal Constituinte Hermes Zaneti e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, o documentário “O Complô’, lançado no Brasil no início de março de 2023, é premiado no festival Twilight Tokyo Film, uma mostra que seleciona obras cinematográficas internacionais.

O filme apresenta os bastidores da gestão da dívida pública federal, com um resgate histórico do tema desde a Assembleia Nacional Constituinte, e seus impactos sobre o cotidiano da população brasileira. A produção também faz uma análise crítica sobre temas como rentismo, autonomia do Banco Central, privatização de empresas públicas, reforma da previdência social e reforma trabalhista.

Com produção da Filmes de Junho (RS) associada com a Abravídeo (DF), o curta-metragem conta com narração da atriz Manuela do Monte e atuação do próprio Hermes Zaneti. O premiado roteiro do filme foi escrito por Luiz Alberto Cassol em parceria com Luciano Ribas e consultoria de Gilberto Perin e adaptado da obra de Hermes Zaneti. 

“É fundamental entender como o sistema financeiro e a dívida pública funcionam e como o rentismo sufoca a sociedade em todas as áreas. O filme traz todas essas questões e busca um diálogo direto com quem o assiste”, declara Cassol. “Essa premiação já no primeiro festival impulsiona a carreira do filme e demonstra toda a sua relevância e da luta do Zaneti”, complementa o diretor.

“Todos os que estão envolvidos nessa denúncia têm muita coragem. A nossa esperança é de que a mensagem do filme seja levada para o povo brasileiro, e que isso nos ajude a libertar o Brasil do sistema rentista do qual somos escravos”, complementa Zaneti.

‘O Complô’ têm recursos de acessibilidade como Audiodescrição, LIBRAS e Legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).

O filme foi viabilizado com recursos da união de sindicatos e entidades do movimento social organizado e pessoas físicas, a partir de campanha de financiamento coletivo.

O COMPLÔ (DOCUMENTÁRIO, BRASIL, 24MIN, 2023)

SINOPSE: Talvez você nunca tenha se perguntado sobre o rentismo, os juros pagos ao mercado financeiro ou de onde vieram as dívidas públicas no Brasil. Nem para que foram feitas, como foram negociadas, quem definiu as condições e, principalmente, quem lucrou e ainda lucra quando essas dívidas são pagas. O Complô é baseado no livro homônimo de Hermes Zaneti.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Premio no Bossoroca’s Tokyo Film. São tão lesados que comemoram premios em festivais pra lá de onde o capeta perdeu as meias. Bota ‘internacional’ nisto! Kuakuakuakua! Internacional que perde pro Cacias em casa! Kuakuakuakua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo