CulturaDestaque

CULTURA. Para festejar o Dia do Cinema Gaúcho, Câmara de Vereadores recebe mostra com 6 curtas

Além do premiado Ilha das Flores, cinco de SM, inclusive uma obra histórica

Por Camila Marques / Da Assessoria de Comunicação do Evento

O Fórum do Audiovisual de Santa Maria, com apoio da Câmara dos Vereadores de Santa Maria, realiza a Mostra do Cinema Gaúcho, dia 27 de março, segunda-feira, às 19h, no Plenário Coronel Valença, com entrada franca.

Nesta data comemora-se o “Dia do Cinema Gaúcho” em alusão à primeira exibição pública documentada de um filme de ficção no Rio Grande do Sul, que ocorreu no mesmo dia de 1909, com a sessão de “O Ranchinho do Sertão”, de Eduardo Hirtz.

A mostra busca divulgar a produção cinematográfica de Santa Maria, que é reconhecida nacionalmente como um polo de audiovisual. Possui quatro festivais de cinema e inúmeras produtoras e realizadores independentes. Ano passado foram inscritos 24 filmes na mostra local do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Número que comprova o fôlego do setor audiovisual no município.

Além de marcar o potencial artístico e cultural, reforça uma movimentação econômica importante, com o pagamento de cachês, gastos com alimentação, transporte, locação de equipamentos, entre outros. Parte da chamada economia criativa, o audiovisual santa-mariense impulsiona a produção cultural da cidade.

A Mostra do Cinema Gaúcho vai exibir o premiadíssimo “Ilha das Flores”, 1989, de Jorge Furtado e outros curtas-metragens produzidos aqui em Santa Maria, passando pelo histórico “Velório de Vicente Silveira”, do produtor, roteirista e diretor Modesto Wielewick, produzido em 1974 e que foi recentemente restaurado por Luiz Carlos Grassi.

Também será exibido “Esporas”, do jovem diretor Marcos Oliveira, ganhador da última Mostra Local do Santa Maria Vídeo e Cinema; “A intenção da noite” de Fabrício Koltermann, o maior ganhador de troféus SMVC; “Casa das Lembranças”, de Candice Lorenzoni, que marca sua estreia como diretora, e a animação “Leonel Pé de Vento”, de Jair Giacomini, que desde sua produção em 2005 vem fazendo sucesso em várias mostras e plataformas de exibição.

Em pouco mais de 60 minutos serão exibidos 5 curtas-metragens mesclando produções clássicas e recentes do RS e de Santa Maria.

Serviço

O quê? Mostra do Cinema Gaúcho

Quando? Segunda-feira, 27 de março de 2023, 19h

Onde? Plenário da Câmara dos Vereadores de Santa Maria

Quanto? Entrada franca

Ilha Das Flores – Jorge Furtado – 13´20

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. O filme segue-o até seu verdadeiro final, tudo para deixar clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

Esporas – Direção: Marcos Amaral de Oliveira (Ficção – 09min)

Sinopse: “Esporas” é um trabalho de dança e audiovisual que aborda a manutenção das masculinidades no contexto da cultura tradicional gaúcha. Em uma mangueira, dois homens entram em confronto, tentando subjugar um ao outro. Qual deles será o vencedor?
A Intenção da Noite – Direção: Fabrício Koltermann (Ficção – 19min)
Sinopse: O mundo é dos espertos.

Casa das Lembranças – Direção: Cândice Lorenzoni (Ficção – 11min)

Sinopse: A casa onde habitam memórias. Abrigo da solidão, de segredos e sonhos. Mulheres que esperam. Histórias que costuram o tempo.
Leonel Pé de Vento – Direção: Jair Giacomini (Animação, 2005, 14min)

Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

Velório de Vicente Silveira – Direção: Modesto Wielewick

Filme foi exibido no primeiro Festival de Filmes Super-8 (possivelmente o primeiro festival de filmes Super-8 do Brasil) em Santa Maria no ano de 1975 – que concedeu ao Modesto Wielewicki o prêmio de melhor direção.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo