Reproduzido do portal “Gazeta Hoje”, de São Pedro do Sul
Uma obra anunciada em São Pedro do Sul entre os anos 2013 e 2014 pelo então deputado Paulo Pimenta (PT), hoje ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, poderá sair do papel.
Trata-se da construção do novo trecho da BR 392, ligando Santo Ângelo a Santa Maria. A rodovia vai permitir um novo eixo de desenvolvimento econômico no Estado, servindo como corredor de transporte continental, interligando Brasil, Argentina e Chile e ligando os portos de Rio Grande e Porto Xavier, além de criar uma alternativa para desafogar o trânsito de caminhões na BR 158.
Se concluído, o trecho de 235 quilômetros vai passar por áreas rurais de municípios de Tupanciretã, Jari, Toropi, Quevedos e São Pedro do Sul, criando uma rota direta entre o oceano Atlântico e o Pacífico. O investimento em 2014 foi calculado em cerca de R$ 1,2 bilhão.
Passados nove anos do anúncio da obra, nesta quarta-feira (15), representantes da empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT), estariam em São Pedro do Sul, reunidos com vereadores para o levantamento de informações necessárias para a realização das audiências públicas do empreendimento.
A STE está realizando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra, que em São Pedro do Sul deverá cruzar pelas localidades de Guassupi, Cerro Claro, Serra Alegre e São João.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Muito longo o trajeto (240kh via Cruz alta), seria defensável se fosse mais reta e menos 200km