Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
A 5ª edição do Prêmio Mulheres de Luta, iniciativa do mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira que é realizada desde 2017, acontecerá neste sábado (25), em Santa Maria (no Restaurante Divino, na Avenida Rio Branco, 880), a partir das 17h30min. Ao todo, serão homenageadas 37 mulheres de diferentes setores da sociedade. A maioria das agraciadas é de Santa Maria, mas também há lideranças de outros municípios e regiões, como é o caso da atual presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que já confirmou presença na atividade e que tornou-se, no ano passado, a primeira mulher e a primeira negra a comandar o mais alto cargo do Poder Judiciário do RS.
As vereadoras Luci Duartes (Santa Maria) e Cleres Revelante (Salto do Jacuí), a agente comunitária de saúde de Santa Maria Maria Claudete Ribeiro e a professora da UFSM Luciane Canha (apontada, em 2021, como uma das mulheres mais influentes do mundo na área da mobilidade) também fazem parte da relação de homenageadas, que ainda conta com profissionais das áreas da saúde, cultura, magistério, construção civil, empreendedorismo e gastronomia e de lideranças dos movimentos comunitário, sindical, popular, religioso, tradicionalista, de direitos humanos, da segurança alimentar e da juventude.
“O Mulheres de Luta une classes sociais, segmentos e regiões. É uma premiação que valoriza lideranças que são referências para o nosso Rio Grande e que tem, como grande pano de fundo, a defesa da igualdade. Nós, da organização, comemoramos o fato da atividade ter se tornado uma tradição no calendário de março de Santa Maria. A partir da primeira edição, em 2017, a homenagem só não aconteceu nos anos da pandemia, em 2020 e 2021, em função das corretas restrições sanitárias da época”, destacou o deputado Valdeci.
Desde que foi criado, e sem contar a edição de 2023, o Mulheres de Luta já homenageou mais de 150 mulheres gaúchas.
Abaixo, a relação completa das homenageadas deste ano:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.