Da Assessoria de Imprensa da Famurs / Com foto de Divulgação
A Assembleia de Verão 2023, maior evento municipalista do litoral gaúcho, acontece até esta quarta-feira, 15 de março, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá. Com o tema “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar”, o evento reúne gestores municipais de todo o RS, o governo do Estado, autoridades e parceiros para debater o futuro e desenvolvimento dos municípios gaúchos.
Para melhor receber os gestores e participantes do evento, o credenciamento teve início nesta segunda-feira (13/03), a partir das 18h. Na terça-feira (14/03), a manhã será reservada para abertura oficial do evento. Às 7h30 será aberta a Feiras dos Expositores, espaço que contará com a presença de mais de 30 empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços. Às 8h30 acontece a Cerimônia de Abertura, que contará com a presença de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, governo federal, além do governador Eduardo Leite.
Ainda na terça pela manhã, será realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Oportuniza Assistência Farmacêutica com a Defensoria Pública e com o Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Na sequência, o governo do Estado terá um painel para falar sobre a parceria com os municípios, apresentado pelo governador Eduardo Leite.
A nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios será apresentada pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Danielle Calazans, e pela secretária da Fazenda do RS, Priscila Maria Santana. A assinatura de um decreto da sistemática de acompanhamento dos convênios será conduzida pelo governador e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
Outro painel abordará o tema desburocratização e digitalização, apresentado pela secretária Calazans. O painel abordará pautas sobre o Tudo Fácil Empresa a experiência de Novo Hamburgo com o serviço, com a presença do secretário-Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão RS, Bruno Silveira, e da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt. Ainda será apresentado o RS Digital, ferramenta que oferece serviços públicos de forma online, pelo diretor-Geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hipárcio Stoffel.
Já na parte da tarde, o evento retoma com o painel sobre o Pacto Federativo e as pautas municipalistas, com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Inovação na gestão pública será tema do painel apresentado pelo Sebrae e a Abrintel irá apresentar o Movimento Antene-se. Ainda na programação, está previsto um painel sobre os desafios e responsabilidades do novo Marco Legal do Saneamento e outro sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico Nacional, a NFS-e.
À noite, prefeitos e autoridades serão recepcionados no tradicional Jantar dos Prefeitos, que acontecerá no mesmo local, oportunidade em que será lançada a 5ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.
Na quarta-feira (15/03), o primeiro painel tem como tema o programa Primeira Infância Melhor. O vice-governador Gabriel Souza irá abordar aspectos da importância do cuidado nessa fase e a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, a parceria com os municípios.
Ainda na parte da manhã, o presidente da Emater/RS, Christian Wyse terá um painel para falar sobre a importância socioeconômica da Agricultura Familiar nos municípios; a apresentação do Observatório do Movimento do Corpo da Pessoa Idosa nos municípios gaúchos; o lançamento do edital de premiação dos municípios que alcançaram resultados positivos no Índice de Governança Municipal (IGM); e o lançamento da pesquisa educacional e curso para gestores da educação municipal, em parceria com o Sesi.
A tarde de quarta-feira será voltada para inovação. O primeiro painel será da assinatura do Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com agenda de imersões em Smart Cities. O painel será apresentado pelo diretor-superintendente do PTI, Eduardo Castanheira Garrido Alves, e pelo diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis de Almeida Galvão. Na oportunidade serão sorteadas 20 passagens para a primeira turma de imersão.
Na sequência, haverá um painel sobre tecnologias e soluções do metaverso na gestão municipal, apresentado pela Meta4Chain, com o case da prefeitura de Panambi. Por fim, o evento encerra com a apresentação dos vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas na categoria Ecossistemas de Inovação. Participam do painel representantes das prefeituras de Lajeado, Santo Antônio da Patrulha e Gravataí.
As para o evento estão abertas, são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas AQUI. A programação completa está disponível no mesmo link.
A Assembleia de Verão 2023 recebe o patrocínio de Banrisul, Aegea, Badesul, BRDE, Corsan, Banco do Brasil, CREA/RS, GovBR, 1Doc, Sicoob, Aprende Brasil, Família Previdência e Mapzer. Também conta com o apoio de CNM, Amlinorte, Prefeitura de Xangri-Lá, Emater, Planalto e Sebrae.
Encontro das Primeiras-Damas
Paralelo à Assembleia de Verão, na terça-feira (13/03), acontece o Encontro das Primeiras-Damas. O evento tem objetivo de fomentar o debate sobre a valorização da mulher na gestão pública. O evento, que tem como tema “A primeira-dama e sua atuação na administração pública”, acontece das 9h às 17h, também na Saba.
Segundo a primeira-dama da Famurs, Naiane Araújo Doto, durante o encontro será falado sobre políticas para as mulheres, com a apresentação de experiências no nosso estado. Além disso, será abordada a criação, estruturação e funcionamento de um gabinete comandado por uma primeira-dama; e uma conversa sobre a captação de recursos para políticas e projetos.
As inscrições para o encontro são gratuitas e estão disponíveis AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.