DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. ‘Chutador’ e segundo maior pontuador do Soldiers afastado por até dois meses

Lesão tira dos gramados Fabrício Santana, “MVP” da final do último Gauchão

“Kicker” Fabrício Santana foi o melhor jogador da grande final do Campeonato Gaúcho de 2022 (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Durante o aquecimento para a última partida do Santa Maria Soldiers na fase de grupos do Gauchão, no último domingo (26), o “chutador” oficial do time verde e preto, Fabrício Santana, sofreu uma lesão na panturrilha e foi substituído por dois outros atletas. Nicolas Pippi, como punter (que faz o chute de devolução da bola), Vinícius Marques, como kicker (que faz o chute para marcar pontos), foram os escolhidos para as posições no jogo contra o Gravataí Spartans.

A estimativa é que Santana fique afastado dos campos pelo período de 30 a 60 dias. Dono da camisa 8, o multicampeão estadual pelos Soldados foi premiado com o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso, em português) da grande final do Campeonato Gaúcho de 2022, decidida em um field goal (chute de três pontos) na prorrogação, marcado pelo kicker.

De acordo com o portal especializado em futebol americano no Brasil, Mapa do FABR, o atleta é o 2º maior pontuador da história do Soldiers, com 243 pontos, atrás somente do ex-running back Guilherme Busanello, que tem 300. Até o segundo semestre da temporada passada, ainda segundo a página, Santana era o 6º kicker com melhor aproveitamento em chutes do país, com 83%.

Marques, vindo do Bulldogs FA para o Soldiers antes do início do Gauchão deste ano, já havia atuado como kicker na extinta equipe de Venâncio Aires. O novo wide receiver dos Soldados, que substituiu Santana contra o Gravataí Spartans, afirma que não estava treinando para a posição mas, por conta de sua experiência, foi chamado para marcar os extra points (adicional de um ponto para cada touchdown).

“Ele (Fabrício Santana) é muito respeitado. A pressão é grande. Mas me senti à vontade em poder atuar na posição. Em partidas difíceis, que não foi o caso dessa, o kicker decide o jogo”, contou Marques sobre substituir o chutador clássico dos santa-marienses. De acordo com o camisa 8, a ideia é que, nos próximos treinos, outros jogadores sejam testados até seu retorno.

Como a próxima partida do Santa Maria Soldiers acontece no dia 30 de abril, válida pelas semifinais do Campeonato Gaúcho de 2023, é improvável que Santana faça parte do elenco. O “Exército” de Santa Maria espera o vencedor do confronto do dia 16 de abril, entre Carlos Barbosa Ximangos e Erechim Coroados. O jogo será no Estádio dos Eucaliptos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo