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POLÍTICA. Proposta de Estruturação Administrativa de São Sepé será ‘case’ em reunião nacional do PDT

Considerada inovadora pela sigla, reorganização será apresentada em Brasília

Rodrigo Minotto, Manoel Dias e João Luiz Vargas: discussão sobre proposta de capacitação de gestores do PDT (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do PDT de São Sepé / Por Camila Fogliarini

Durante a XXVI Marcha dos Prefeitos, em Brasília, entre os dias 27 a 30 de março, o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, apresentará o desenho de cargos e funções administrativas da Prefeitura em evento organizado para os mais de trezentos gestores pedetistas vinculados à Fundação Leonel Brizola.

Conforme o presidente da entidade, Manoel Dias, o município de São Sepé está destacado entre os que apresentaram projetos inovadores em gestão pública, competindo com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Outros sete exemplos de gestão em prefeituras administradas pelo PDT no Brasil serão apresentados. “O João Luiz só faz um bom trabalho, porque tem história, raiz, ideologia do trabalhismo”, disse Dias.

Na noite de segunda-feira, dia 6 de março, o deputado estadual catarinense Rodrigo Minotto e o presidente da Fundação do PDT Manoel Dias receberam a visita do prefeito de São Sepé para definição das ações de capacitação dos prefeitos do partido. Conforme João Luiz, é urgente a participação de novas lideranças no processo de formação dos quadros políticos do PDT.

“Vamos dar o início no projeto de qualificação de gestores pela Fundação Leonel Brizola durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, em um evento com pedetistas de todo o Brasil. Ficou definida a participação do professor Paulo Burmann, de Santa Maria, nesta agenda de formações”, disse João Luiz.

Proposta como solução inovadora em gestão no ano de 2021, a estrutura administrativa de São Sepé reduziu gasto total com cargos em comissão e funções gratificadas, alterando de um total de 135 cargos/funções para 100.

Das nove secretarias existentes até 2021, a Prefeitura funciona atualmente com apenas três secretarias finalísticas: Saúde, Educação e Infraestrutura. Todo o resto da governança é feita pelo Gabinete de Prefeito, pelo GAS (Gabinete de Assessoramento Superior) e em estruturas transversais, denominadas Escritórios, que atuam nas pautas de governo, desenvolvimento e cidadania.

O diferencial do desenho administrativo do Governo Municipal de São Sepé, conforme o prefeito João Luiz, é a valorização de pessoas que geralmente são excluídas pelo processo político tradicional. “Começamos fazendo uma mudança na nomeação de cargos, pois damos preferência para juventude”, comentou.

Para 2023, após dois anos de funcionamento na estrutura administrativa, o Governo Municipal fará uma proposta de ajuste formal para contemplar a ampliação da demanda de captação de recursos extra orçamentários e de novos serviços ao cidadão.

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