DestaqueRegião

REGIÃO. Governo do Rio Grande, Universidade e geoparques falam sobre ações de desenvolvimento

Governador Eduardo Leite recebe “carta aberta” com mais de 170 assinaturas

Reitor Schuch entregou ao governador carta aberta com mais de 170 assinaturas (Foto William Brasil/Prefeitura de Caçapava do Sul)

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Pró-Reitoria de Extensão

Na tarde da última terça-feira (14), representantes dos territórios geoparques do Rio Grande do Sul, de instituições de ensino superior e do governo estadual estiveram reunidos em Porto Alegre para debater a importância dos geoparques no desenvolvimento sustentável e econômico do estado. Participaram do encontro representantes do Geoparque Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, dos geoparques aspirantes Quarta Colônia e Caçapava do Sul e do projeto Geoparque Raízes de Pedra.

A reunião teve início com a manifestação do governador Eduardo Leite. Em seguida, houve a exibição de um vídeo apresentando o que são geoparques, suas estruturas e objetivos, com foco no trabalho desenvolvido nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul. Ao final da reunião, o governador solicitou que fosse montado um plano de trabalho para os territórios, especificando as medidas e necessidades de curto, médio e longo prazo e como o Estado pode atendê-las.

Durante a reunião, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, realizou a entrega de uma carta aberta, com mais de 170 assinaturas, ao governador Eduardo Leite. O documento ressalta o papel dos geoparques como estratégia de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul e apresenta a necessidade de o Estado implementar políticas públicas que priorizem esses territórios em termos de investimento e de suporte na infraestrutura turística.

Para o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o diálogo com o Estado foi fundamental para sensibilizar o governo do trabalho que está sendo realizado nos territórios gaúchos e das parcerias firmadas entre diversas instituições para a promoção do desenvolvimento sustentável. Atualmente, 19 cidades do RS e quatro de Santa Catarina estão envolvidas nos projetos.

Esse foi o primeiro encontro entre os representantes dos geoparques com a nova equipe do Governo do Estado. A UFSM esteve representada pelo reitor Luciano Schuch, pelo pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa, e pela diretora dos Geoparques UFSM, Jaciele Carine Sell. Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) Quarta Colônia, Consórcio Caminhos das Origens, Geoparque Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e Prefeitura de Caçapava do Sul. Representando o governo, esteve presente o governador Eduardo Leite, junto com os secretários estaduais de Assistência Social, de Turismo e de Meio Ambiente e Infraestrutura.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo