Conforme a proposta feita pela Universidade, a mudança da forma de ingresso (hoje totalmente via SiSU/ENEM) seria gradativa até 2026. Mas a base da modificação é a introdução do processo seriado e a volta do vestibular, com a manutenção parcial do sitema atual.
Assim é que, em 2026, quando o processo se completa, o sistema de entrada na UFSM seria 30% via vestibular, 40% pelo sistema seriado (acumula nota de três anos de prova dos estudantes do ensino médio) e 30% pelo SiSU/ENEM.
A decisão deve se dar, após pedido de vista em encontro anterior, nesta quinta-feira, 30, na reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição. Para saber mais, confira texto da Agência de Notícias da UFSM. A seguir:
“Resolução que regulamenta as formas de ingresso na UFSM será votada pelo Cepe na quinta (30)
A resolução que regulamenta as formas de ingresso aos cursos de graduação da UFSM voltará à pauta em reunião presencial do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) a ser realizada nesta quinta-feira (30), às 8h30, na Sala dos Conselhos, 9º andar do prédio da Reitoria.
A mudança nas formas de ingresso começou a ser debatida pelo Cepe em reunião no dia 26 de janeiro. Na ocasião, houve pedido de vistas do processo, visando ampliar a discussão sobre as mudanças propostas. Desta vez, a proposta deverá ser votada pelos conselheiros.
A reunião do Cepe será transmitida pelo canal da UFSM no YouTube (clique abaixo, para acompanhar).
O processo que regulamenta as formas de ingresso, documentação e tramitação da proposta podem ser acompanhados no site.
Para contribuir com o debate, a Agência de Notícias da UFSM ouviu representantes de diferentes setores da Instituição, que puderam apresentar o que pensam sobre o assunto.
‘Lava roupa todo dia, que agonia, na quebrada da soleira […]’. http://www.jornaldaciencia.org.br/ou-as-universidades-se-reestruturam-ou-correrao-o-risco-de-se-tornarem-irrelevantes-alerta-presidente-da-fapesp/