DestaquePolítica

BASTIDORES. Ecoponto para eletrônicos na Câmara, violência nas escolas e convocação de secretário

Desde 17 de abril, Guarda Municipal atendeu 220 ocorrências nos colégios

Presidente da Câmara Givago Ribeiro recebeu ecoponto de Marçal Paim da Rocha, diretor da Químea (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A Câmara de Vereadores de Santa Maria agora possui ecoponto para recebimento de descarte de eletrônicos. A iniciativa surgiu a partir de uma parceria do Legislativo com a empresa Químea. No espaço, não podem ser colocados pilhas, baterias e lâmpadas.

O ecoponto foi entregue pelo diretor da Químea, Marçal Paim da Rocha, ao presidente da Câmara, Givago Ribeiro (PSDB), nesta quarta-feira (26). A proposta busca incentivar a destinação correta dos resíduos eletrônicos.

Escolas

Na noite desta quarta (26), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara realizou audiência pública para tratar sobre ações de prevenção à violência nas escolas. Participaram da plenária vereadores, sindicalistas, representantes do Executivo Municipal, da Guarda Municipal, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), professores, psicólogos, assistentes sociais e comunidade em geral.

O superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, informou que a Guarda Municipal atendeu 220 ocorrências nas escolas, desde o dia 17 de abril. O subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), capitão Luiz Mario, citou que a corporação tem feito mais de 100 visitas diárias às escolas da cidade.

A coordenadora de Patrimônio e Organização do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (SinproSM), Juliana Corrêa Moreira, relatou que, desde os episódios de violência nas escolas nas cidades de São Paulo e Blumenau, a comunidade escolar local demonstra medo e insegurança. Defendeu que é necessário avaliar a situação com mais profundidade: “precisamos atacar as raízes desse problema”.

A audiência pública foi liderada pela presidente da comissão, vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). A iniciativa partiu da vereadora Helen Cabral (PT), vice-presidente do colegiado.

A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Câmara. Confira:

Convocação

Por unanimidade, na sessão de terça-feira (25), os vereadores aprovaram requerimento de Tubias Callil (MDB) solicitando a convocação do secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a comparecer ao Legislativo a fim de prestar esclarecimento a respeito do surto de dengue em Santa Maria. É previsto que Ribas participe da sessão da próxima terça (2).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Givago ‘inaugurando’ um barril marketeiro. E uma piada. Surto de dengue tem a inoperancia do Executivo e o espetaculo circencse do Casarão visando a eleição vindoura. Outra piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo