Por Maiquel Rosauro
O polêmico projeto do vereador Tony Oliveira (Podemos) que obriga a divulgação da escala dos médicos nas unidades de saúde de Santa Maria será votado na sessão desta terça-feira (18). A proposta tramita na Casa há dois anos.
O projeto obriga pronto atendimentos, pronto socorros e ambulatórios a afixar, em local de fácil visualização em suas dependências, cartazes que contenham a escala diária de atendimentos.
O informe deverá indicar os médicos que prestarão o atendimento por período de trabalho e suas respectivas especialidades, o responsável pela unidade de atendimento e seu telefone para contato, e ainda informações que sejam consideradas pertinentes.
Emenda modificativa
Também será votada uma emenda modificativa ao projeto de Tony, proposta pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, que determina que seja divulgado o telefone de contato da unidade de saúde e não do responsável pelo local.
Doulas
Ainda nesta terça (18) será votado projeto de lei do vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB) que obriga hospitais públicos, privados, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde pública, no município, a fixarem placas informativas a respeito da permissão da presença de doulas.
Conforme o projeto, as placas deverão ter o seguinte texto: “É permitido a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitados pela parturiente, conforme dispõe a Lei Municipal nº 6.178/2022”.
A legislação a que se refere o aviso é de autoria de Paulo Ricardo e Marina Callegaro (PT). A proposta foi sancionada em janeiro deste ano.
Horario dos medicos vai dar em nada. No mais, movimento ‘doulas que gostam de dolares’. Porque trabalhar de graça nem relógio.