DestaquePolítica

BASTIDORES. Escala dos médicos em votação, a emenda modificativa, doulas em unidades de saúde

Proposta de Tony Oliveira tramita no Poder Legislativo de SM desde 2021

Vereadores votam, nesta terça-feira, proposta de Tony Oliveira sobre escala dos médicos em unidades de saúde (Foto Câmara/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O polêmico projeto do vereador Tony Oliveira (Podemos) que obriga a divulgação da escala dos médicos nas unidades de saúde de Santa Maria será votado na sessão desta terça-feira (18). A proposta tramita na Casa há dois anos.

O projeto obriga pronto atendimentos, pronto socorros e ambulatórios a afixar, em local de fácil visualização em suas dependências, cartazes que contenham a escala diária de atendimentos.

O informe deverá indicar os médicos que prestarão o atendimento por período de trabalho e suas respectivas especialidades, o responsável pela unidade de atendimento e seu telefone para contato, e ainda informações que sejam consideradas pertinentes.

Emenda modificativa
Também será votada uma emenda modificativa ao projeto de Tony, proposta pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, que determina que seja divulgado o telefone de contato da unidade de saúde e não do responsável pelo local.

Doulas

Ainda nesta terça (18) será votado projeto de lei do vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB) que obriga hospitais públicos, privados, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde pública, no município, a fixarem placas informativas a respeito da permissão da presença de doulas.

Conforme o projeto, as placas deverão ter o seguinte texto: “É permitido a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitados pela parturiente, conforme dispõe a Lei Municipal nº 6.178/2022”.

A legislação a que se refere o aviso é de autoria de Paulo Ricardo e Marina Callegaro (PT). A proposta foi sancionada em janeiro deste ano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Horario dos medicos vai dar em nada. No mais, movimento ‘doulas que gostam de dolares’. Porque trabalhar de graça nem relógio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo