Por Maiquel Rosauro
O 1º Encontro da Visibilidade e Consciência Indígena de Santa Maria foi realizado nesta sexta-feira (14), na aldeia Tekda Guaraviraty Porã (bairro Agroindustrial), junto das comunidades indígenas guarani e kaingang. O vereador Valdir Oliveira (PT) esteve presente no evento.
“Os povos indígenas têm demandas específicas sobre saúde, educação e outras questões. Somente através do diálogo e da troca com respeito à sua cultura e aos seus costumes poderemos encontrar a melhor forma de atendê-los. Há muita luta pela frente para conseguirmos o devido respeito e mais dignidade para os povos originários do Brasil”, disse Valdir.
O evento contou com o apoio da Assufsm, Sedufsm, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade e do Programa de Residência Pedagógica da Geografia.
Taj Mahal
O ex-deputado estadual e atual chefe de gabinete do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), Giuseppe Riesgo (Novo), está na Índia para participar do evento “Gen-Next Democracy Network Programme” do Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR), na condição de jovem liderança. Uma das paradas foi no Taj Mahal.
“O mausoléu foi construído no século XVII pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto do 14º filho do casal. A estrutura impressionante é um testemunho do amor eterno de Shah Jahan por sua esposa e levou mais de 20 anos para ser construída, publicou Riesgo nas redes sociais.
Abaixo, confira os registros:
Cidades inteligentes
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), participou, na quinta (13), do 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, em Bento Gonçalves. No evento, o tucano tratou sobre o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
“Compartilhar com os presentes no encontro um pouco deste trabalho é uma conquista para nós. O cerceamento eletrônico nos permite desenvolver um trabalho integrado entre a Prefeitura e os órgãos de Segurança Pública, onde colaboramos para a identificação de crimes. Isso é a cidade cuidando das pessoas”, disse o prefeito.
Arrumaram uma maneira de colocar o nome do Indigesto e ‘inteligente’ na mesma frase. Alas, vide o papinho ‘seus problemas acabaram!’. Com o aumento do numero de cameras pela aldeia aquela infraestrutura do CIOSP não vai ficar sobrecarregada?