DestaquePolítica

CÂMARA. Edis sobem o tom contra a situação na saúde e sugerem ‘comitê de crise’ sobre a dengue

Tony, Roberta e Helen foram ao PA e à UPA na noite de segunda-feira (24)

Comissão de Saúde do Poder Legislativo se reuniu no Plenarinho, no início da tarde desta terça-feira, 25 (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Uma semana após o Poder Legislativo rejeitar projeto de Tony Oliveira (Podemos) que tornava pública a escala de médicos em unidades de Santa Maria, a oposição subiu o tom em relação aos problemas do setor. Na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, no início da tarde desta terça-feira (25), a superlotação do Pronto Atendimento (PA) do Patronato e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi o centro das discussões.

O tema se tornou pauta após Helen Cabral (PT), Roberta Pereira Leitão (PP) e Tony fiscalizarem as duas unidades na noite de segunda-feira (24). O trio constatou in loco as filas nos locais e, claro, divulgou a situação ao vivo nas redes sociais.

“Um grande número de pessoas aqui que estão com dengue. Quer dizer, o surto da dengue na cidade de Santa Maria tomando conta e a Prefeitura não toma uma atitude, o prefeito Jorge Pozzobom não faz nada e isso está acarretando o que está acontecendo aqui hoje na UPA, as pessoas em desespero para serem atendidas”, postou Helen.

“Parem com marketing, isso não é cuidar das pessoas! Sem transparência, sem responsabilidade, sem dignidade humana! Isso tudo é desumano! Estamos cansados!”, publicou Roberta.

“Nos negaram a escala médica, novamente, dizendo que só o administrativo que pode dar. Nunca vi disso”, disse Tony, em vídeo gravado ao lado de Helen e Roberta.

Na reunião da Comissão de Saúde, o trio relatou que, no PA, havia 80 pessoas esperando atendimento desde às 13h30min. O colegiado decidiu encaminhar um documento ao secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, sugerindo a criação de um comitê de crise sobre o surto de dengue no município e a realização de uma audiência pública para debater a estrutura da rede de saúde de Santa Maria.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde, no Plenarinho, Admar Pozzobom (PSDB), presidente; Anita Costa Beber (PP), Marina Callegaro (PT), Valdir Oliveira (PT), Helen e Tony. A vereadora Roberta, que não é membro do colegiado, também participou do encontro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo