Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Dentro de uma série de atividades realizadas em Brasília nesta última semana, o deputado estadual Valdeci Oliveira teve audiências com o presidente da Companha Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto, que foi seu colega na Assembleia Legislativa durante 12 anos, e também com o chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Gustavo Alves de Souza.
Nos dois locais, ele colocou o Movimento Rio Grande Contra a Fome, iniciativa criada durante a sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa, à disposição para fortalecer o trabalho de enfrentamento à insegurança alimentar no país. Tanto na Conab como no MDS, Valdeci ouviu que o governo federal será parceiro de iniciativas que reforcem o combate à fome e a geração de trabalho e renda.
“O posicionamento foi o mesmo nos dois lugares: tirar o Brasil do mapa da fome será uma obsessão do governo do presidente Lula, e as ajudas qualificadas que tiverem viabilidade serão bem-vindas. O Movimento Rio Grande Contra a Fome está dentro dessa mobilização”, destacou.
Também no Ministério do Desenvolvimento Social, Valdeci e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, pediram o apoio do Ministério para a expansão do Programa Progredir, iniciativa da universidade que prevê a capacitação profissional do público inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal.
O objetivo é, via Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, capacitar duas mil pessoas de Santa Maria nas áreas de artesanato, serviços de atendimento, empreendedorismo e negócios, economia circular e criativa e gastronomia.
“O Ministério seguramente vai apoiar (o Progredir) dentro das limitações orçamentárias existentes. Esse tipo de ação gera impacto positivo também na cadeia produtiva da região”, afirmou o chefe de gabinete do MDS, após a explanação do reitor.
Valdeci, o marketeiro.