CIDADE. Seminário apresenta os resultados de projetos de extensão da UFSM no Distrito Criativo
Trabalhos mostrados abordaram diferentes áreas do conhecimento humano
Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
O Seminário de apresentação dos resultados dos projetos de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Distrito Criativo Centro-Gare ocorreu, na tarde desta terça-feira (5), na Antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto, Bairro Centro.
Foram mais de 10 projetos que apresentaram informações referentes ao que foi realizado no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no período de aproximadamente seis meses. Como uma das especificações, o objeto de estudo precisava estar no território do Distrito Criativo Centro-Gare e atingir pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Ver os resultados parciais e finais desses trabalhos foi gratificante. Importante termos a academia envolvida nessa construção coletiva para o crescimento de Santa Maria, com professores e alunos dedicados nos projetos que vão continuar em atividade mesmo após o término do edital”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que participou da atividade.
A diversidade dos trabalhos apresentados mostrou o quanto ainda pode ser feito no Distrito Criativo ou a partir dele, como é o caso de um jogo de tabuleiro que passa na região. Além dele, outros temas foram abordados, a exemplo de um aplicativo de turismo local, um plano de mobilidade urbana para a Vila Belga, economia criativa, comunicação, arquivologia etc.
Foram investidos cerca de R$ 105 mil com recursos da UFSM. O valor envolveu o custeio de bolsas para os alunos, produção e materiais de divulgação. O pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa Filho, comentou o desempenho dos projetos:
“É uma participação variada e a ideia é sempre qualificar a participação da instituição neste grande objetivo que é a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade”.
Segundo o pró-reitor, nesta quinta-feira (6) haverá uma reunião do conselho de inovação da universidade que destina recursos à Pró-Reitoria de Inovação e para a Pró-Reitoria de Extensão, que serão investidos em um edital para fomentar novas ações no Distrito Criativo Centro-Gare. A expectativa é que nas próximas semanas o edital seja divulgado.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Há espaço de marketagem para todos. Imagine quando sair do papel.