Por Márcio Grings / Da Editora Memorabilia
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a edição comemorativa da 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria será realizada de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Segundo evento literário mais longevo da América Latina, a feira perde em antiguidade apenas para Porto Alegre, e está à frente de importantes capitais culturais do continente.
No embalo da efeméride, um dos mais assíduos grupo de escritores locais já marcou presença na edição cinquentenária. A relação temática para o 21º livro da Turma do Café deve-se ao fato da feira completar meio século numa série iniciada justamente em 1973. Com isso, no dia 5 de maio, às 17h, o grupo lança “1973 — Um ano que conta” (Memorabilia), livro de contos assinado por Antônio Cândido Ribeiro, Carlos Rangel, Francisco Ritter, Orlando Fonseca, Raul Maxwell, Ronaldo Lippold, Tânia Lopes e Vitor Biasoli.
Todos os membros do grupo tiveram experiências pessoais no ano de 1973, que não foi um ano qualquer, tanto na história local, quanto no que se vivenciou no mundo todo. Atravessávamos um tempo tenebroso na vida política nacional, com o recrudescimento do estado de exceção: perseguições políticas, censura e uma falsa ideia de “milagre econômico”. Aqui próximo, na América Latina, o Chile também iniciava um período de ditadura violenta com a deposição e morte de seu presidente, Salvador Allende.
No mosaico de fatos da vida nacional, naquele ano, morreu Pixinguinha; Secos e Molhados faziam sucesso com seu álbum de estreia e Beth Carvalho brilhava nas paradas com “Canto Para Um Novo Dia”; Fittipaldi fazia bonito nas pistas de Fórmula 1; houve um acidente com um avião da Varig, no Aeroporto de Orly – Paris – 122 mortos; nas manchetes policiais, os abusos e assassinatos de crianças no Brasil. A TV era ainda em preto e branco, transmitida Via Intelsat; a maior parte das notícias nos chegava, no Coração do Rio Grande do Sul, através das ondas do rádio. Muitos de nós acostumamos nossos ouvidos com o sotaque espanhol das rádios argentinas e uruguaias.
Seguindo essa vocação de produzir a grande narrativa de Santa Maria, com a entrada permanente de novos autores e o convívio intelectual de muitos amantes da literatura, a Turma do Café marca presença no maior evento literário de Santa Maria com “1973 — Um ano que conta”, celebrando mais deduas décadas de atuação. O desenho gráfico da publicação é assinado por Larissa S. Mendes/ Memorabilia. O novo livro já está em pré-venda pelo site da editora (garanta seu exemplar com desconto de 20% AQUI). O livro será entregue durante a Tarde de Autógrafos na Feira (ou poderá ser retirado na Banca da Editora Memorabilia), na Praça Saldanha Marinho. Obs.: há também opção de envio pelo correio (a partir da segunda semana de maio, após o final da feira).
Detalhes “1973 — Um ano que conta”:
Autores: Antônio Cândido Ribeiro, Carlos Rangel, Francisco Ritter, Orlando Fonseca, Raul Maxwell, Ronaldo Lippold, Tânia Lopes e Vitor Biasoli.
Lançamento: 5 de maio/2023
Páginas: 200
Capa: Cartão Ningboo 150g com orelhas de 8 cm
Lombada: Quadrada
Papel: Ivory 75g
Brinde: Marcadores de página temáticos
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.