Por Pedro Pereira
No fim da temporada passada, o Santa Maria Soldiers promoveu um processo seletivo com o objetivo de recrutar novos jogadores para a temporada de 2023 do time masculino. 23 nomes foram escolhidos mas, até agora, poucos tiveram a oportunidade de estrear no Campeonato Gaúcho, que começou em março e vai até fim de maio.
Depois da divulgação dos aprovados, o diretor de marketing do clube, João Ilgenfritz, havia anunciado que os novatos fariam parte de um “elenco de desenvolvimento” para aprenderem os fundamentos básicos do futebol americano, antes de ingressarem na equipe principal. O coordenador geral do esquadrão formativo, Fabiano Costa, que também é wide receiver (recebedor) dos Soldados, comentou que esta iniciativa já é realizada há algumas temporadas.
“Desde 2020, quando adotamos uma mentalidade diferente e começamos a dar mais importância para o time de formação, estamos colhendo bons frutos”, contou Costa. Três dos quatro wide receivers titulares, por exemplo, “chegaram” na equipe principal a partir dos elencos de desenvolvimento das temporadas de 2021 e 2022.
Alguns recrutados da seletiva do ano passado já estrearam pelo “Exército”, no Campeonato Gaúcho. Os que ainda não tiveram esta experiência, contudo, não têm mais chances. De acordo com o coordenador, é necessário que todo atleta assine a súmula de, pelo menos, uma partida da fase de grupos, para poder entrar em campo no mata-mata.
Entretanto, Costa confirmou que disputar a Copa RS – torneio “secundário” de futebol americano realizado no Rio Grande do Sul, no segundo semestre -, com o elenco de desenvolvimento, está nos planos do Soldiers. “A ideia é dar rodagem aos que já vem tendo alguns minutos nas partidas e fazer a estreia dos outros”.
A realização da Copa RS, neste ano, ainda não foi confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol Americano. De acordo com o presidente da entidade, Phillipi Dias, é provável que a edição de 2023 não aconteça por conta da baixa procura das equipes, que, em sua grande maioria, decidiram investir na participação em campeonatos nacionais. Com o desejo dos Soldados em participar, isto pode mudar.
Em busca da oitava taça
O esquadrão principal de futebol americano do Santa Maria Soldiers vai disputar uma vaga para o Gaúcho Bowl (grande final do Campeonato Gaúcho) neste domingo (30), às 14h, no Estádio dos Eucaliptos, contra o Erechim Coroados. Os Soldados precisam sofrer o menor número de pontos possível para garantir o mando de campo na decisão do título, caso avancem.
Neste ano, os santa-marienses estão em busca de seu oitavo título estadual na história, e o sexto troféu consecutivo. Ingressos para o confronto da semifinal podem ser encontrados no valor de R$ 10 antecipadamente e, na hora, por R$ 15. As entradas podem ser compradas diretamente com os atletas ou pelas redes sociais do time de Santa Maria. Informações sobre a transmissão serão divulgados em breve.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.