CulturaDestaque

LITERATURA. Gérson Werlang resgata a memória de um dos últimos shows de Rita Lee & Tutti Frutti

Obra, a ser lançada na Feira do Livro, trata da vinda da roqueira e banda a SM

 Rita Lee (e banda) no show memorável em Santa Maria no fim dos anos 70 (Foto Clóvis Menezes/Divulgação/Memorabilia) 

Por Márcio Grings / Da Editora Memorabilia

Um milhão de histórias ainda não foram contadas. E, infelizmente, algumas delas nunca verão a luz do sol, pois permanecerão para sempre ocultas nas tumbas imemoriais do esquecimento humano. Mas, por sorte, existem pessoas que quebram o marasmo e sacam da sua caixa de ferramentas potentes estetoscópios, reavivando o que estava adormecido ou esquecido por muitos.

Gérson Werlang fala de música e também contextualiza a cidade naqueles tempos, na obra a ser lançada na Feira do Livro (Foto Reprodução)

No ano em que uma das formações mais clássicas do rock brasileiro celebra 50 anos, em “Rita Lee & Tutti Frutti — Santa Maria, Maio de 1978” (Editora Memorabilia, 120 páginas + libreto de fotos de 16 páginas), Gérson Werlang faz esse trabalho, pois recupera as lembranças da segunda passagem da cantora por uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Rita tinha passado por uma recente gravidez e, além da vida pessoal, havia mudanças importantes e turbulências na banda que a acompanhava no estúdio e na estrada, isso em plena turnê de Babilônia, seu sexto álbum. A publicação ainda faz um resgate fotográfico da época e apresenta um álbum de fotos com imagens inéditas. 

Ao embarcarmos nessa máquina do tempo somos teletransportados para um dos períodos de ebulição cultural no país, época de repressão militar e que a MPB e o rock brasileiro passaram não apenas a contestar o establishment, mas ditaram uma nova ordem de seguidores a partir do consumo de massa dos LPs, cassetes e dos programas de rádio. 

O livro tem capa concebida por Larissa Mendes (Imagem Divulgação/Memorabilia)

Afora o relato do evento em si, o autor faz importantes contextualizações do cenário encontrado pela cantora até sua chegada a Santa Maria. Descreve peculiaridades, revela personagens e agitadores – não apenas artistas, mas pessoas comuns em seu cotidiano -, e dá o tom do contexto cultural daquele período no Brasil. Consequentemente, o livro também pode ser considerado como crônica cultural e de costumes.

Rita Lee & Tutti Frutti – Santa Maria, Maio de 1978” já está em pré-venda (com 4 marca-páginas exclusivos de brinde) pelo site Memorabilia (garanta seu exemplar com desconto de 20% AQUI). O livro será entregue durante a Tarde de Autógrafos na 50ª Feira do Livro de Santa Maria (ou poderá ser retirado na Banca da Editora Memorabilia), na Praça Saldanha Marinho, local onde é realizada a feira. Contendo fotos inéditas, o projeto gráfico do livro é assinado por Larissa Mendes/ Memorabilia. 

Obs.: há também opção de envio pelo correio (a partir da segunda semana de maio, após o final da feira, com desconto promocional e marcadores temáticos de brinde).  

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo