DestaquePolítica

BASTIDORES. Banheiros químicos, novos espaços na Câmara, irmãos Oliveira, pré-campanha nas redes

Espaços inéditos no Legislativo surgiram a partir da Procuradoria da Mulher

Sede do Poder Legislativo santa-mariense agora conta com um espaço para amamentação e um fraldário (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A Câmara de Vereadores de Santa Maria inaugurou, nesta quinta-feira (18), um espaço dedicado à amamentação e um fraldário na Casa. As novidades buscam acomodar melhor as famílias que visitam o Parlamento.

Conforme o presidente Givago Ribeiro (PSDB), as iniciativas partem da Procuradoria da Mulher.

“Ações inovadoras, por mudanças de hábitos e padrões, têm sido proporcionadas pela Procuradoria da Mulher. Essa iniciativa representa um passo significativo para a inclusão e o respeito às necessidades das famílias na Casa Legislativa, reforçando o compromisso da Câmara Municipal em criar um ambiente acolhedor e adequado para todos os seus visitantes”, disse Givago.

Os novos espaços foram equipados a partir de uma parceria com a Panvel Farmácias, que doou produtos de higiene para que as famílias tenham acesso. Os vereadores Marina Callegaro (PT), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) e Paulo Ricardo Pedroso (PSB) acompanharam a inauguração.

Banheiros químicos

O vereador Tony Oliveira (Podemos) protocolou um projeto de lei que permite ao Poder Executivo disponibilizar banheiros químicos ou fixos em toda e qualquer feira que funcione em vias do município, devidamente autorizadas pelo Poder Público. As despesas seriam pagas pelo Executivo.

Conforme a justificativa da proposta, o projeto atende a uma reivindicação dos feirantes, que encontram dificuldade de acesso a banheiros públicos.

“Vale ressaltar que as atividades iniciam cedo pela manhã e, por muitas vezes, findando apenas ao final da tarde. As feiras livres precisam desse suporte mais eficiente quanto à manutenção da higiene e limpeza, especialmente, pelo fato da grande circulação de pessoas”, justifica Tony.

Para que se torne lei, a iniciativa precisa ser aprovada em Plenário e sancionada pelo prefeito.

Pé no bairro

O vereador Valdir Oliveira (PT) e seu irmão, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), realizaram uma reunião com moradores da região do Campo da Bortola, que fica na esquina da Rua Visconde de Pelotas com a Rua Aristides Lobo, nesta quinta-feira (18).

“Recentemente, pedimos que a Prefeitura realizasse uma limpeza no local, que estava servindo de depósito de lixo e de entulhos. Embora seja de propriedade privada, o Campo da Bortola está em cessão de uso para a Prefeitura, por isso é de responsabilidade do Executivo”, publicou Valdir.

Começou!

Talvez você ainda não tenha percebido, mas a pré-campanha para o Legislativo de Santa Maria já iniciou nas redes sociais. Pelo menos um usuário do Facebook já atualizou sua fanpage com a informação “Pré-candidato a vereador”. Em breve, haverá outros…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lei dos banheiros quimicos tenta fugir da inconstitucionalidade. ‘Dotações orçamentarias proprias’ no generico não é fonte de receita. ‘Permissiva’ ainda por cima. Parlamento da aldeia é, obvio, de cidade pequena. Assembleia e Camara dos Deputados não estão muito melhor. É clamar no deserto, mas para melhorar a urb o ‘calibre’ intelectual no Casarão tem que melhorar muito. Não deve acontecer, os/as arigós estão muito bem representados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo