DestaquePolítica

BASTIDORES. PL quer candidato a prefeito, cigarro eletrônico, segurança, o IPE Saúde e o traje passeio

Presidência nacional do PL quer prefeituráveis no RS com apoio de Bolsonaro

Lideranças do PL de Santa Maria estiveram reunidas com a direção estadual da agremiação, em Porto Alegre (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O presidente do PL de Santa Maria, Marco Mascarenhas, e o vice-presidente, Ewerton Falk, estiveram em Porto Alegre, semana passada, para tratar sobre o fortalecimento da sigla na região. Na mesa de reunião do presidente estadual da legenda, Giovani Cherini, também esteve o pleito municipal de 2024.

A dupla soube que o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, orientou que todos os municípios tenham candidatos a prefeito pelo partido, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Hoje, em Santa Maria, a agremiação integra o governo de Jorge Pozzobom (PSDB). No Poder Legislativo, o PL não conta com nenhum vereador.

Ainda durante a reunião, foram apresentados os valores da legenda – Deus, pátria, família e liberdade – e propostas para o desenvolvimento econômico da região.

Segurança e organização

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Givago Ribeiro (PSDB), expediu a Ordem de Serviço 7/2023, na qual determina o uso obrigatório de crachá numerado para acesso ao Plenário de servidores durante as sessões. Cada gabinete receberá um crachá com seu respectivo número. Também receberão crachás os cargos de confiança da Mesa Diretora.

A Ordem de Serviço ainda lembra que o uso de crachá é obrigatório para todos os servidores da Casa.

A iniciativa tem dois intuitos: segurança e organização, inibindo que uma grande quantidade de pessoas se concentre junto às bancadas durante as sessões.

Cigarros eletrônicos

Por unanimidade, na sessão desta terça (23), os vereadores aprovaram projeto de lei de Anita Costa Beber (PP) que proíbe o consumo de cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados de Santa Maria. Exceção são os locais que disponibilizam aos usuários área para fumantes.

A proposta, agora, será encaminhada para sanção do prefeito.

IPE Saúde!

O vereador João Ricardo Vargas (PP) irá a Porto Alegre, na quinta-feira (25), cumprir compromissos na Assembleia Legislativa para tratar sobre o IPE Saúde. O progressista, em suas redes sociais, tem se mostrado um crítico ferrenho da reestruturação proposta pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na autarquia.

A viagem de Vargas será paga com dinheiro do próprio bolso, sem custos para o Poder Legislativo.

Tanto faz?

A ala masculina da vereança de Santa Maria anda cada vez mais despojada nas sessões plenárias. Nesta terça, na tribuna, um usava uma camisa polo, outro um blusão e um terceiro uma jaqueta sobre uma camisa polo.

O Regimento Interno da Casa – Artigo 17, inciso VIII – diz que é dever do vereador “comparecer em traje passeio ao local das sessões na hora pré-fixada”.

O traje de passeio masculino é convencionalmente conhecido como a combinação de calça e paletó. Mas, para alguns, parece que tanto faz…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tanto faz. Alguns ficam sonhando com um passado ‘dourado’ (que só existe no imaginario) onde todos tinham sua ideologia, existia fidelidade partidária, havia muita pompa e circunstancia, ternos (tres peças) e gravatas, discursos empolados. Passou, não está no horizonte voltar. Alas, alguém defende que voltar Eduação, Moral e Civica, OSPB e EPB resolveria o problema. Não, mais materias para encher linguiça e que o corpo discente acha um pé no saco. Problema da educação é que saem sem saber ler direito e sem saber o minimo de matematica. Alas, outro mito, não se discutia politica no Regime Militar. Marcos Rolim elegeu-se vereador em 82, tinha 22 anos. Mendes Ribeiro Filho assumiu a vereança em POA na mesma epoca, tinha 28 anos. Na mesma legislatura (para não parecer catação de milho, é facil encontrar exemplos) assumiu Bernardete Vidal, 32 anos, advogada e deficiente visual. Tinha cotas? Acho que não. Resumo da opera: problema do Casarão não são as vestimentas, longe disto, melhor concentrar no principal e esquecer os acessorios. Em cidade do interior não se exige muito, muito menos ‘traje de passeio’.

  2. Kuakuakuakua! Cherini, o que quis ferrar o Tonho Crocco por conta da Gang da Matriz. Olhando a foto até deu vontade de fazer curso de avatar na Bahia. Obvio que não existe candidato natural a prefeitura pelo PL. Vão polarizar com Aideti e entregar o paço municipal para o representante das patotinhas (Aideti ou outro). Sem debater qualquer problema da cidade, vai ser na base do saúde, educação, segurança e desenvolimento genérios. E muita chinelagem obvio. E o prognostico, na politica as vezes até dá a lógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo