Por Maiquel Rosauro
Depois de aprovar, na terça-feira (16), a criação do Troféu Espírito Empreendedor, os vereadores de Santa Maria preparam-se para a criar mais uma distinção: a Medalha Tereza de Benguela. A autoria é dos parlamentares Maria Rita Py Dutra (PC do B) e Manoel Badke – Maneco (UB).
Conforme o Projeto de Lei 9591/2023, a medalha deverá ser entregue anualmente, em 25 de julho, e será destinada a cinco mulheres negras que contribuíram efetivamente para o progresso de Santa Maria. Caberá às secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, ao Conselho Municipal de Povos de Terreiro e ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) indicar as agraciadas.
“Tereza de Benguela liderou o maior quilombo do Mato Grosso: o Quilombo de Quariterê, que resistiu às investidas dos bandeiras de 1730 a 1795 (…) abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros, indígenas e espanhóis”, diz trecho da Justificativa.
A proposta em tramitação na Casa e, se aprovada, será a 47ª homenagem prevista na Lei Municipal 6.040/2016, que consolida a concessão de medalhas, comendas e afins em Santa Maria.
Empreendedores
A 46ª homenagem criada é o Troféu Espírito Empreendedor, de autoria de Tubias Callil (MDB). A iniciativa, que ainda necessita ser sancionada pelo prefeito para ser efetivada, premiará pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades lícitas para o desenvolvimento e crescimento econômico do município.
A iniciativa será dividida em três categorias: Empreendedor do Ano, Troféu Empreendedor Social Santa-mariense e Troféu Empreendedor Amigo de Santa Maria.
Alas. Anos atrás o mimimi no Casarão da Vale Machado era ‘vamos construir um predio novo porque o atual esta muito velho e falta espaço; transformemos o predio antigo em museu’. Daqueles que só funcionam em horario comercial e recebem a visita compulsoria das escolas, obvio. Eis que surge o Elefante Branco. Tentaram empurrar mais de uma vez para o Executivo. Agora alguma criatura esperta voltou com o ‘falta espaço’. Resumo da ópera: ganham muito bem no Casarão, nenhum problema da cidade se resolve ou é discutido e dinheiro publico é capim.
Hummm…. Comendas é coisa que a população em geral não liga. Mas Maria Rita Py Dutra propos uma comenda que muito provavelmente vai receber no futuro? Só falta o Maneco criar a ‘Medalha Assis Brasil’ para agraciar os veterinários que mais contribuiram para o desenvolvimento da pecuaria em Santa Maria. Obviamente algum(a) dono(a) de loja pet acabaria agraciado porque faltariam especialistas em grandes animais uma hora ou outra.