DestaqueSanta Maria

CIDADE. Em quatro meses, Defesa Civil de SM distribuiu mais de 7,5 milhões de litros de agua

Mesmo com a chuva, necessidade persiste em nove distritos e seis bairros

Equipe faz o serviço diariamente, conforme cronograma, para atender os distritos e seis bairros (Foto Ariéli Ziegler/Arquivo/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação de chuva registrada nas últimas 48 horas em Santa Maria foi de 27,4 milímetros no Bairro Lorenzi e de 23 milímetros no Bairro Patronato. Mesmo com os volumes acumulados, a situação da estiagem continua no Município.

Neste ano de 2023, para conter os efeitos da falta de chuva, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil do Município, já distribuiu 7.548.000 milhões de litros de água para consumo humano de 1º de janeiro até 30 de abril. São 240 pontos que beneficiam 514 famílias e 1.713 pessoas que sofrem com a falta de chuva em Santa Maria.

A equipe da Defesa Civil realiza a entrega de água diariamente, conforme cronograma, nos nove distritos do Interior e em seis bairros: Camobi, Campestre do Menino Deus, Itararé, Cerrito, Pé de Plátano e Minuano. De acordo com a análise do superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, nos quatro primeiros meses de 2023 o Município já ultrapassou o número de entrega de água do ano passado, e o mês de abril foi o recorde em distribuição.

“Seguimos trabalhando incessantemente para mitigar o problema da estiagem. Por isso, a partir desta quarta-feira (3), inicia o trabalho do caminhão-pipa que foi locado pelo Executivo Municipal. Ele fará a entrega de água potável por aproximadamente 380 horas ao mês, sendo 8 horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira. É um ganho para a Defesa Civil e uma contribuição importante que vai somar, ou seja, um alívio para os nossos caminhões e motoristas. Essa locação é possível e vem através do Recurso Federal do Decreto de Situação de Emergência. Ainda neste mês de maio, serão distribuídas mil cestas básicas, também provenientes de Recurso Federal”, explica Adão Lemos.

Resumo
Distribuição de água potável em 2023:
– De 1º a 31 de janeiro: 1.734.500 litros 
– De 1º a 28 de fevereiro: 1.557.000 litros 
– De 1º a 30 de março: 1.942.000 litros
– De 1º a 30 de abril: 2.315.000 litros
– Total de entrega nos 4 primeiros meses: 7.548.000 milhões de litros de água

Anos anteriores
2022: 7.446.970 milhões de litros
2021: 2.148.440 milhões de litros
2020: 1.000.186 milhão de litros

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo