Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Mesmo sem a trégua da chuva, que cai em Santa Maria desde a segunda-feira (1º), a 50ª Feira do Livro segue atraindo o público para as atividades na Praça Saldanha Marinho e no Theatro Treze de Maio. O fim de semana reserva pelo menos 15 atividades gratuitas para todas as idades, desde apresentações teatrais, intervenções musicais, shows e bate-papos.
No sábado (6), é a vez do músico Ricardo Borges se apresentar no Palco do Treze, às 19h. Em função da grande procura de ingressos, o bate-papo que ocorre domingo (7), com o ambientalista Ailton Krenak, mudou para o auditório do Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217), também às 19h.
Para participar do Livro Livre, o público deve retirar o ingresso, mesmo que gratuito, na bilheteria do Theatro Treze de Maio, a partir do dia anterior às atrações. Saiba mais sobre os convidados do fim de semana abaixo.
Ricardo Borges e Quarteto
Com repertório instrumental, o show “Ricardo Borges e Quarteto” reúne standards do jazz/mpb, releituras de chorinhos conhecidos (Jacob do Bandolim e Pixinguinha) e composições próprias de Ricardo Borges. Na banda estão os músicos: Lenon de Paula (bateria), Erick Correa (violão), Guilherme Glienke (contrabaixo acústico) e Borges (Guitarra e Bandolim).
Ailton Krenak
Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. Ailton é também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro. Ailton participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, na qual protagonizou uma das cenas mais marcantes da mesma: em discurso na tribuna, pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, segundo o tradicional costume indígena brasileiro, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos povos indígenas brasileiros. É o primeiro indígena a assumir uma cadeira em academia de letras, sendo o mais novo membro da Academia Mineira de Letras.
A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). A Feira tem patrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed e seu financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Confira a programação do fim de semana
Dia 06 de maio (sábado):
Intervenções Poéticas – Cia Armazém
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: 10h
Giro Histórico – Caminhada pelo patrimônio do Distrito Criativo (Grupo de Extensão Mapeando Memórias/UFN)
Horário: 10h
Espetáculo – Serena Procura um Planeta
Local: Theatro Treze de Maio.
Horário: 15h
Intervenções Poéticas – Cia Armazém
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: 16h
“A música missioneira. A gênese, o criador e a criatura”. – Charles Arce e Laura Guarany cantam Noel Guarany/João Sampaio
Local: Coreto
Horário: 17h
Livro Livre:
Ricardo Borges Quarteto
Local: Theatro Treze de Maio
Horário: 19h
Dia 07 de maio (domingo):
Espetáculo – Sonho Infantil
Local: Theatro Treze de Maio
Horário: 15h
Passeio – Pelos Caminhos do Itaimbé
Local: A caminhada iniciará na Praça Saldanha Marinho, junto às instalações da Feira do Livro e percorrerá o Parque Itaimbé, acessando pela Rua Venâncio Aires.
Horário: 15h30min
Intervenções Poéticas – Cia Armazém
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: 16h
Espetáculo Histórias do Carlão
Local: Theatro Treze de Maio
Horário: 17h
Livro Livre:
Ailton Krenak
Local: Auditório do Colégio Marista Santa Maria
Horário: 19h
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.