DestaqueEsporte

JOGO OFENSIVO. Para brigar no topo, UFSM Futsal joga novamente a Série Ouro, escreve Juan Grings

E ainda: gurias do futsal, chorado empate do Inter-SM e escuridão da série D

Federal disputou a competição pela primeira vez em 2019 e tem altas expectativas para a temporada de 2023 (Divulgação Futsal/UFSM)

Por Juan Grings / Colunista do Site

Em 2023, a equipe de futsal vinculada à UFSM vai novamente jogar a Série Ouro de Futsal, a primeira divisão da modalidade no campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futsal – importante lembrar que há seis anos existe a Liga Gaúcha, competição paralela organizada por clubes que romperam com a FGFS e que conta com equipes como ACBF, Atlântico e Assoeva.

A UFSM Futsal, por sua vez, se manteve ligada à federação e, neste ano, almeja chegar à final, como explica Gabriel Pranke, treinador do time e coordenador do projeto: “creio que tem chance de vencer. Temos chance de ir longe no campeonato, a gente vai tentar chegar na final nesta temporada. Por mais que a gente saiba que é bastante difícil, por conta da qualidade dos times”. Em 2022, a equipe foi eliminada na semifinal para a BGF.

Por ser ligado diretamente à universidade, são vários os membros do grupo de jogadores e da comissão técnica que estudam na instituição. O técnico conta que cerca de metade do elenco é formado por acadêmicos. Já na comissão também existem alunos que atuam na parte de fisioterapia, preparação física, entre outros.

“É importante a UFSM ter uma equipe que estuda competições porque isso é um trabalho direto, que é focado diretamente na preparação para esses profissionais atuarem depois nas áreas esportivas dessas modalidades. Então, tanto a equipe de futsal quanto outras possuem essa característica que é superimportante que a gente consiga desenvolver projetos dessa forma, porque a formação de estudantes acaba sendo completa, tendo oportunidades como essas”, avalia Pranke.

Empatezinho chorado

O Inter-SM foi a Santa Cruz do Sul para enfrentar o FC Santa Cruz e quase voltou de lá sem nenhum ponto, não fosse o pênalti convertido pelo zagueiro Jean Pablo aos dramáticos 53 minutos do segundo tempo. O placar de 2×2 foi o resultado, no fim, de uma partida equilibrada, que colocou frente a frente dois candidatos reais ao acesso. O próximo compromisso do alvirrubro é diante do Lajeadense, amanhã, 17, no Presidente Vargas.

Gurias da UFSM Futsal começam bem

O time feminino da UFSM Futsal estreou neste domingo pela Série Prata do Campeonato Gaúcho. Foram dois jogos, ambos em Arroio do Tigre. Primeiro, pela manhã, o triunfo contra a AATF, com gols de Andrieli, duas vezes, Maria Eduarda e Raquel. Depois, à tarde, a vitória diante do Barcelona de Candiota pelo placar de 3×0 foi construída a partir de gols de Andrieli, Kariza e Maria Eduarda. Com o bom desempenho, a equipe já está nas semifinais da competição, que acontecem dia 4/6. A UFSM Futsal joga pelo empate.

Às escuras

Neste final de semana aconteceu a segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Embora apenas o quarto nível do futebol nacional, a competição carrega camisas pesadas, como Santa Cruz-PE, Caxias, Santo André, Brasiliense, ASA, Campinense e Ferroviário. O porém é que ainda não há transmissão com imagens. A Instat TV, que transmitiu o campeonato em 2022 e seria a dona dos direitos em 2023, abriu mão e a CBF ainda não encontrou uma substituta. Houve rumores de que a DAZN teria se interessado, porém as conversas não avançaram.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo