DestaquePolítica

BASTIDORES. Sabatina com superintendente do Ciosp sobre bustos furtados, educação financeira…

E ainda uma moção de repúdio de vereador contra instalação de um presidio

Plenário: vereadores aguardam respostas sobre a situação dos bustos furtados no Centro da cidade (Foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

A Câmara de Vereadores de Santa Maria terá uma sessão extraordinária, nesta terça-feira (13), às 16h, para receber o superintendente do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) Sandro Nunes. Os parlamentares vão cobrar o andamento da investigação referente ao furto de bustos na cidade.

Na Praça Saldanha Marinho, no mês de abril, foram furtados os bustos do poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira, do ator Leopoldo Fróes e do general José Artigas. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro das peças.

A convocação de Nunes foi aprovada por unanimidade na semana passada. O pedido de convocatória foi assinado pelos vereadores Tubias Callil (MDB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Tony Oliveira (Podemos), Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP), Anita Costa Beber (PP) e João Ricardo Vargas (PP).

Sabatinas

As convocações de lideranças municipais ao Poder Legislativo têm se tornado rotina este ano, pois são uma forma de mostrar que os vereadores estão preocupados em determinados temas. Neste semestre, dois secretários municipais já bateram ponto na Câmara.

Em 2 de maio, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, prestou esclarecimento sobre o surto de dengue no município. A reunião ocorreu em alto nível, com Ribas apresentando ações da pasta, expondo números e explicando cada dúvida dos vereadores.

Em 9 de maio, foi a vez do secretário de Infraestrutura, Wagner Rosa, que não estava preparado como o colega da Saúde. Os parlamentares esperavam um cronograma de obras, mas Rosa apostou em um discurso com tom político, ressaltando ações de sua gestão e algumas dificuldades enfrentadas. O secretário saiu da Casa ouvindo críticas e, ao mesmo tempo, criticando o pouco caso que os vereadores fizeram durante sua explanação.

Educação financeira

Também nesta terça, será colocado em votação, na Câmara, projeto de lei da vereadora Roberta Pereira Leitão que institui no município o Programa Municipal de Educação Financeiras nas escolas do Município.

A proposta possibilita que atividades e conteúdos referentes ao temas sejam desenvolvidos de forma interdisciplinar no contexto escolar, com realização de oficinas e painéis; palestras e seminários; feiras de projetos de educação financeira e empreendedorismo; entre outros.

Repúdio

Os parlamentares ainda analisam, nesta terça, moção de repúdio do vereador Tubias Callil contra a instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) na Rua Carlos Uhr, no Bairro Uglione, em Santa Maria.

“Entendemos que esta localidade abriga comércio, residências e condomínios residenciais, não sendo compatível com uma sede de recuperação do Estado. A instalação nesta localidade traz reflexos negativos para a região, como impactos ambientais, turísticos, culturais e sociais, e principalmente no que diz respeito à segurança pública”, diz trecho da justificativa de Tubias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Há que ser fundada APDC, a Associação de Proteção do Cidadão. Adeptos do ‘coitadismo penal’ são muitos em SM. Seria bom saber quem está por trás deste tal APAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo