Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Representantes da Prefeitura de Santa Maria se reuniram com uma comitiva do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), nesta sexta-feira (2), para tratar da criação de um campus da instituição no Município. O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhado do procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, recebeu a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), professora Nidia Heringer, para debater o tema. A conversa ocorreu na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), onde dirigentes de diferentes entidades do setor produtivo também estiveram presentes.
Atualmente, a reitoria do IFFar já é sediada em Santa Maria, e, agora, a instituição busca ampliar sua atividade na cidade com a criação de um campus. Neste momento, a instituição trabalha com a possibilidade de se estabelecer na Região Oeste. A unidade de Santa Maria contribuiria para a formação técnica e qualificação da mão de obra local. Antes do campus começar suas atividades, será formada uma comissão para discutir quais eixos formativos devem fazer parte da unidade. Ela será formada por algumas secretarias do Município, como a de Educação, e entidades locais.
“A reunião de hoje representa um avanço significativo nas conversas que estamos tendo desde o final de 2022. Todos sabemos que Santa Maria é um polo educacional e o IFFar vai se somar a uma grande rede de ensino que já é referência no Estado. Estamos num estágio inicial, onde ainda vamos definir questões fundamentais para o sucesso do campus daqui, como a qual público ele será voltado, no que diz respeito à formação de quais profissionais seria mais valiosa para o Município. Isso vai contribui ainda para o desenvolvimento da cidade, por meio da geração de emprego e renda”, contou Decimo.
A participação do setor produtivo se deu nesse sentido para que a reitoria receba sugestões de entidades ligadas à construção civil, ao transporte, ao comércio, à habitação, ao turismo, entre outros. Essa metodologia se seguiu em outras cidades em que a instituição se instalou.
Com 11 campi no Estado e mais de 16 mil estudantes, o IFFar oferece curso técnico integrado, concomitante e subsequente, de graduação e de pós-graduação.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Sim, a UFSM com problemas para preencher vagas e vão criar mais vagas. Alas, o assunto não se decide aqui, é em BSB. E de-lhe marketagem.