DestaqueEstado

GRIPE. Valdeci solicita a ampliação de unidades móveis para superar baixa cobertura da vacinação

Campanha de imunização ficou muito abaixo do previsto pelas autoridades

Valdeci manifestou sua preocupação ns reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Distribuído pela Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A baixa cobertura vacinal no estado contra a gripe influenza, levou o deputado Valdeci Oliveira (PT) solicitar à presidência da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa que esta indique oficialmente à Secretaria Estadual da Saúde (SES) a necessidade de ampliação do serviço de unidades móveis para a vacinação da população. O pedido foi feito nesta quarta-feira (31), durante a abertura dos trabalhos do colegiado, no mesmo dia em que se encerra a campanha de imunização, cuja cobertura ficou muito aquém do previsto.

“Estamos falando de uma situação gravíssima que tende a piorar com o baixíssimo índice de cobertura contra a gripe alcançado até este momento no estado, processo que está se concluindo hoje. Segundo dados oficiais, somente 32% do público-alvo foi atingido. Há localidades em que o número chega a somente 20%, um cenário que me faz crer que o Oswaldo Cruz, um dos grandes criadores de medidas sanitárias amplas e da ideia da vacinação em massa como forma de combater as epidemias, deve estar se revirando no túmulo”, afirmou o parlamentar, ressaltando que tais ações, colocadas em prática ao longo da história, salvaram milhares de vidas.

Para Valdeci, a situação vivenciada no RS é inadmissível. “Inaceitável que, em pleno século 21, haja um retrocesso absurdo como esse. O inverno ainda nem começou e os hospitais já estão superlotados, assim como as UTIs, justamente por conta de doenças que poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem ido se vacinar, pois o acesso à imunização está aí, um esforço de divulgação e chamamento foi feito. Peço que a Comissão de Saúde acione a Secretaria Estadual de Saúde solicitando que esta, em parceria com os municípios, amplie nas cidades os serviços móveis de aplicação de vacinas nos locais de maior movimentação de pessoas. Essa é uma prática muito exitosa e temos de ter essa preocupação como central. Não tenho dúvida de que nos próximos dias ou semanas, mantendo-se esse cenário de baixa cobertura, a tendência é o sistema de saúde entrar em colapso”, alertou o parlamentar.

Durante sua fala, Valdeci também cobrou responsabilidade da própria sociedade. “Ao não fazerem a imunização, pais, mães e responsáveis estão colocando em risco a vida dos seus filhos e as suas próprias. É preciso um esforço coletivo de todos, não podemos deixar que a questão da vacina se torne uma disputa política, uma questão ideológica. Cada pessoa vacinada é uma a menos que irá superlotar as unidades de saúde, são vidas que serão salvas”, afirmou, destacando ainda o papel das redes sociais na atual conjuntura.

“A desinformação e as notícias falsas que circulam nas redes sociais e que atemorizam a população, que pregam ineficácia da ciência e que difundem discurso erráticos, criminosos até, precisam ser denunciados, combatidos. Infelizmente as pessoas – ou pelo menos uma parcela significativa delas – tendem a acreditar mais no que leem nas redes do que na importância de proteger a vida. E isso está diretamente ligado a não procura pela vacina, o que faz com que nos atentemos também a esse fato”, avaliou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo