DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Considerações sobre análise da água, “Poupa Tempo” e o concurso do magistério

Presença de fósforo e bactéria E.coli nos mananciais deve servir de alerta

Por Paulo André Dutra

* Pelo menos desde a terça-feira (20), o site da Prefeitura apresentava mensagem inicial informando a suspensão até o dia 26 de pedidos de novos alvarás pela plataforma do Poupa Tempo.

* O motivo: atualização e implementação de novas funcionalidades. “Processos que já estão tramitando continuam ativos e funcionando normalmente”, complementa.

* Nesta quarta-feira (21), a explicação. O sistema online para tramitação de pedidos de alvarás na Prefeitura Municipal terá uma nova plataforma.

* O ato de lançamento do novo Poupa Tempo acontece nesta quinta-feira (22) às 8h no Espaço Contábil, localizado na Alameda Santiago do Chile, 115, Bairro Dores, informa o material de divulgação da Prefeitura.

* Conforme o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior, o ambiente virtual do Poupa Tempo passará a ter novas funcionalidades.

* Ele adianta que alterações de alvarás, hoje ainda feitas no guichê, também passarão para a plataforma online. O pagamento de eventuais taxas poderá também ser efetuado por Pix.

* No ato, ainda ocorrerá a assinatura do decreto que aumenta o quadro de atividades de baixo risco, passando de 299 para 770 o número de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) cadastradas no Município.

90% do município de Santa Maria faz parte da Bacia Hidrográfica do Vacacaí-Vacacaí Mirim (Foto Comitê de Gerenciamento de Bacia)

* Sobre o relatório apresentado na terça-feira pela FEPAM e replicado ontem (AQUI), o site entrou em contato com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Vacacaí-Vacacaí Mirim.

* O presidente Alexandre Swarovsky, professor da UFSM, afirma que o relatório serve de alerta, mesmo que não traga informações consideradas importantes para uma análise mais profunda.

* Sem o período de coleta e a relação com os níveis de precipitação “fica muito difícil fazer qualquer consideração sobre estes dados”, já que “os dados de qualidade da água são muito dependentes do fator de diluição”.

* “Outro fator importante é a localização dos pontos de coleta. Também não consegui identificar no relatório os locais. Veja que se a coleta é feita em pontos de descarga de efluentes, a concentração dos mesmos será muito alta”, prossegue.

* A presença elevada de fósforo e da bactéria E.coli nas águas superficiais tem origem provavelmente com origem nos efluentes domésticos, o que resulta na falta de saneamento básico.

* “Precisamos sim nos preocupar, visto que a densidade populacional só tende a aumentar e estes problemas se agravarão”. 90% do município de Santa Maria faz parte da Bacia Hidrográfica do Vacacaí-Vacacaí Mirim.

* Os demais são Caçapava do Sul (30%), Cachoeira do Sul (8%), Dilermando de Aguiar (71%), Formigueiro (100%), Itaara (59%), Júlio de Castilhos (3%), Restinga Seca (77%), Santa Margarida do Sul (100%), São Gabriel (53%), São João do Polêsine (49%), São Sepé (100%), Silveira Martins (67%), Vila Nova do Sul (100%)

* Os inscritos no concurso público para o magistério estadual já podem consultar os locais para a prova deste domingo (25).

* As informações estão disponíveis no site do Instituto AOCP, onde também já pode ser impresso o cartão de informação do candidato, conforme divulgado nesta quarta () pelo Governo do Estado.

* Lançado no mês de março, é destinada para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, e oferece 1,5 mil vagas.

* Aqui na região, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Cruz Alta sediam provas.

* Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h45 e fechados, impreterivelmente, às 13h45. A duração é de quatro horas.

* A prova objetiva terá 60 questões, que contemplam língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação, além de conhecimento e habilitação do professor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Considerando que lançam esgoto in natura nas sangas da urb e, pelo menos até algum tempo, na barragem velha. O problema é conhecido há tempos, mostram surpresa com as consequencias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo