DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Efeitos do ciclone, Praça Saldanha Marinho em obras, exportações e feiras

2,1 milhão de pessoas afetadas direta ou indiretamente pelo ciclone no RS

Gabriel Souza coordena reunião com prefeitos e lideranças do Litoral Norte, afetado pelo ciclone (Foto Rodrigo Ziebell/Divulgação)

Por Paulo André Dutra

* Segundo os dados mais recentes divulgados pela Defesa Civil do Estado, 41 municípios foram atingidos pelo ciclone extratropical, 14 óbitos registrados e uma pessoa continua desaparecida.

* Desde a noite de quarta-feira (14), os Bombeiros Militar empregaram 1.347 bombeiros militares, o que corresponde à metade do efetivo total da corporação.

* Até a manhã desta segunda-feira (19), foram salvas pelos Bombeiros 2.453 pessoas e a corporação atendeu 1.793 chamados.

* A Brigada Militar (BM) resgatou 1.201 pessoas que estavam em situação de risco em todo o Estado. 

 * 2,1 milhões de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela passagem do ciclone extratropical. Até o final da tarde passada, 3.221 pessoas estavam em abrigos públicos e 4.328 em casas de amigos e parentes.

* Nesta segunda, o vice-governador Gabriel Souza coordenou reunião de trabalho com prefeitos do Litoral Norte em que foram resumidas as ações. A Defesa Civil atualizou os dados ao longo do dia.

Na primeira etapa da obra de revitalização da Praça Saldanha Marinho, construtora retira base de terra (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Dentro do tapume que cobre parte da Praça Saldanha Marinho desde o início de junho, pouco resta do visual a que os santa-marienses estiveram acostumados nas últimas décadas.

* A equipe da Construtora Jobim já retirou todo o piso de basalto e agora trabalha na remoção da camada inferior de terra e de parte da laje de concreto do piso e dos bancos.

* Em seguida, o terreno será nivelado para a preparação a base que receberá o novo concreto nos próximos dias, informa a Prefeitura.

* Conforme o projeto do Burle Marx Escritório de Paisagismo, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas.

* A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. 

* Está sendo viabilizada como contrapartida da Construtora Jobim no valor de 1,2 milhão de reais por conta do desmembramento do terreno junto ao Colégio Metodista Centenário.

* Tudo normal nesta semana na realização das feiras do produtor e feiras livre, informa a Prefeitura.

* Serão 20 oportunidades para a aquisição de produtos coloniais e orgânicos em iniciativas com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

* Confira AQUI os dias e locais de cada uma das feiras previstas para os próximos dias.

* Entre janeiro e maio de 2023, as exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 8,5 bilhões, uma alta de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. É o maior valor para o período na série histórica, iniciada em 1997.

* A soma representa 6,2% do total vendido ao exterior pelo Brasil, número que coloca o Estado na sexta colocação entre os maiores Estados exportadores do país.

* No topo da lista, os cereais foram os produtos mais vendidos no período, com embarques de US$ 916,24 milhões, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período de 2022.

* Fumo não manufaturado, farelo de soja, soja em grão e a carne de frango completam a lista dos cinco produtos mais comercializados.

* Os números das exportações gerais do Estado foram divulgados nesta segunda, 19, pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo