DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Solidariedade, semeadura do trigo e educação ambiental e Concurso Fotográfico

Aumenta destinação de recursos através da declaração do Imposto de Renda

Por Paulo André Dutra

* O Imposto Solidário 2023 arrecadou R$ 3.645.320 nas declarações do Imposto de Renda deste ano.

* A este montante ainda é somado o total de doações espontâneas feitas ao longo de 2022. Assim, a arrecadação total chega a R$ 5.092.019,70, valor recorde dos últimos cinco anos. 

* Dado expressivo também no número de doadores: 2.782 DARF’s, quase 800 a mais do que no ano anterior.

* O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Finanças. Reconheça-se o mérito do Programa de Educação Fiscal.

* Destino do recurso: Fundos Municipais do Idoso (FDI) e da Criança e Adolescente (FDCA).

* Agora, os destinadores têm até dia 30 de junho para escolher as instituições que serão beneficiadas. É necessário acessar o site da Prefeitura na aba específica do programa

* Mesmo com o avanço nas declarações, o montante poderia ser maior. Se todas as empresas e pessoas físicas optassem pela destinação, o arrecadado chegaria a 25 milhões de reais.

* No entanto, já é possível antecipar a adesão para o próximo ano. Para saber mais, acesse AQUI.

Com a fotografia “Vislumbre na Chuva”, Eliseu Balduino venceu na categoria profissional/cor. Ele recebeu o certificado da secretária de Cultura Rose Carneiro e do presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* Os vencedores do 45º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria receberam seus certificados na tarde de quarta-feira (14) no Museu de Artes de Santa Maria.

* Foram 136 fotógrafos inscritos de diversos estados do país, com 480 fotografias avaliadas: 273 fotografias na categoria amadora, 121 na profissional e 86 trabalhos temáticos.

* As fotografias vencedoras estão em exposição no MASM e podem ser visitadas até o dia 30 de junho. Confira os premiados no site da Prefeitura.

* “(…) Com toda tecnologia que se tem atualmente, vale destacar que a fotografia se mantém como arte e amplia a visibilidade de Santa Maria”, disse a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Safra de trigo em 2023 deve ser a segunda maior da história no Rio Grande do Sul, projeta a Emater (Foto Gabriela Miranda/Emater)

* Mesmo com redução de área, a safra de trigo no Rio Grande do Sul deve ser a segunda maior da história, segundo a Emater.

* A estimativa da safra 2023 foi apresentada em live na tarde desta quinta-feira pela Emater estadual.

* A produção do grão projeta uma redução de 14%, passando de 5.288.030 toneladas obtidas na safra 2022 para 4.548.934 toneladas previstas para este ano.

* Nos 35 municípios da regional Santa Maria, a área estimada é de 109.438 hectares, das quais cerca de 30% já estão semeados. No Estado, são 1,5 milhão de hectares.

Pesquisadora do Ceflor, Gerusa Pauli Kist Steffen, conversa com crianças sobre aproveitamento de resíduos (Foto Divulgação/SEAPI)

* O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), em Santa Maria, vem promovendo ações de educação ambiental com a visita da pesquisadora Gerusa Pauli Kist Steffen em escolas.

* O Ceflor também recebeu a visita de crianças da educação infantil da Escola Municipal Boca do Monte, que fica próxima ao centro de pesquisa.

* “Conversamos com as crianças sobre o importante papel que os organismos do solo desempenham no ambiente, tanto em florestas quanto em áreas agrícolas”, conta a pesquisadora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo