Por Maiquel Rosauro
O PSD – legenda que no final da última legislatura foi representada na Câmara de Vereadores de Santa Maria por Marion Mortari e Deili Silva – terá um novo presidente na cidade. A função ficará a cargo de Jorginho Leal, suplente de vereador pelo PSB, que assumirá o posto até agora ocupado por Hilton Junior.
Leal, que atua no ramo imobiliário e é presidente da Liga Santamariense de Futebol Amador, registrou 567 votos ao Legislativo no pleito de 2020. Ele chega a liderança do PSD à convite da presidente estadual da sigla, Letícia Boll Vargas, do secretário estadual de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, e do deputado federal Luciano Azevedo.
“Buscaremos fazer um trabalho de reconstrução do partido, buscando eleger de dois a três vereadores. Também não descartamos ter um candidato à Prefeitura em 2024”, afirma Leal.
No pleito de 2020, a legenda não conseguiu eleger nenhum vereador. Na mesma eleição, Mortari concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa liderada por Luciano Guerra (PT). A dupla, porém, ficou de fora do segundo turno.
“A ideia é dialogar com partidos que queiram conversar conosco para que juntos a gente defina o melhor caminho, caso façamos alguma coligação”, comenta Leal.
No segundo semestre, o PSD planeja um ato de filiação na cidade com a presença de algumas de suas principais lideranças, como a ex-senadora Ana Amélia Lemos, o deputado estadual Juliano Franczak – Gaúcho da Geral, Luciano Azevedo e Danrlei. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referente ao mês de maio, a agremiação conta 623 filiados em Santa Maria.
A nominata da nova Executiva Provisória do PSD/SM deverá ser divulgada na próxima semana, tão logo os nomes estiverem registrados no sistema do TSE.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.