CIDADE. 29ª Feicoop é sucesso de público em Santa Maria com cerca de 150 mil pessoas participantes
Feira contou com representação de sete países, 26 estados brasileiros e DF
Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria
Após três dias de comercialização de produtos da agricultura familiar, da agroindústria e de artesanatos, chegou ao fim, neste domingo (9), a 29ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop). Realizada no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Parque da Medianeira, a feira recebeu um público acumulado de 150 mil pessoas durante os três dias de evento, conforme dados divulgados pela organização. Este número representa visitantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, e de outros sete países: Argentina, Bolívia, Equador, Hungria, Uruguai, Venezuela e Taiwan.
A Prefeitura de Santa Maria foi uma das apoiadoras da Feicoop, e colaborou na realização do evento prestando serviços na infraestrutura do local, como a terraplanagem da área onde foi instalada a praça de alimentação e o pavilhão da agroindústria, montagem de tendas, manutenção da iluminação e instalação da rede elétrica dos pavilhões e corte de grama. Serviços que aumentaram em 2 mil metros quadrados a feira e foram fundamentais logo na abertura do evento, na sexta-feira (7), quando choveu mais de 40mm em Santa Maria. Sem registros de chuva nos dois dias seguintes, ficou ainda melhor visitar os pavilhões.
“Eu quero agradecer a equipe da Prefeitura que trabalhou diuturnamente para a realização da feira, parabéns a todos os envolvidos na economia solidária e parabéns aos deputados que forneceram as emendas parlamentares que também tornaram a Feicoop possível, mais uma vez”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom que visitou os estandes acompanhado do vice Rodrigo Decimo.
A feira é organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, desta vez, sob o tema “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária”. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também foram apoiadores da Feicoop, que nesta edição contou com mais de 600 expositores e palestrantes das atividades artísticas e culturais que ocorreram paralelamente.
Segundo o coordenador do projeto, José Carlos Peranconi, o público superou as expectativas da organização, que presenciou os pavilhões lotados pelos visitantes:
“Ficou claro para todos nós que o objetivo foi alcançado. Êxito total da feira, que aconteceu da melhor forma, com muitas pessoas prestigiando os expositores, ficando até difícil de transitar entre os pavilhões. É uma retomada, a Feicoop voltou a ser como era antes da pandemia da covid-19. Uma resposta muito positiva”.
Presente na Feicoop, o vice-prefeito Rodrigo Decimo falou a respeito do trabalho desempenhado pelo Executivo Municipal em prol da agricultura familiar e da agroindústria.
“São setores fundamentais em Santa Maria e em toda a região e não poderíamos deixar de apoiá-los. Por isso, estamos comprometidos em estar juntos para o fortalecimento deles e da Feicoop”, disse Decimo.
A metade de uma Romaria da Medianeira?