DestaquePolítica

ELEIÇÕES 2024. MDB de Santa Maria quer definir o nome de candidato à Prefeitura até o final do ano

Partido tem Beto Fantinel como prioridade. E terá de escolher lista à Câmara

Pré-candidato a prefeito pelo MDB é Fantinel. Confirmação até o final do ano, pretende a sigla (Foto Galileu Oldenburg/Divulgação)

Por Claudemir Pereira, Editor do Site / Com Pedro Pereira

Na fria noite de segunda-feira, com quorum, mas “algumas ausências”, durante 2 horas e 10 minutos, a partir das 19, o MDB santa-mariense reuniu seu Diretório Municipal, para discutir quatro ou cinco temas que o partido considera cruciais no momento. O primeiro deles é a eleição de 2024. O segundo, o terceiro e os demais… também.

Sim, o emedebismo santa-mariense respira o pleito e convive com suas contradições externas – como deduz o site a partir do relato do evento, a que teve acesso. Unanimidade, mesmo, parece ser o mote escolhido pela seção estadual da agremiação. O “Mobiliza 15” pegou. Um dos entusiasmados parece ser o vice-presidente Antonio Carlos Lemos, para quem o partido deve concentrar esforços em todos os momentos, para manter a mobilização.

E isso, afirma o dirigente, deve ser feito “em todos os momentos. As pessoas, os companheiros e as companheiras estão cientes de que em todos os movimentos que se fizer em Santa Maria, nós devemos reunir gente que seja simpática ao MDB, seja militante do MDB, para que realmente a gente não se desmobilize”. Mas o que pegou mesmo, no encontro emedebista, foi a discussão em torno das eleições à Câmara e à Prefeitura.

Executivo – O nome de Beto Fantinel não surge grafado em momento algum da “ata” vista e lida pelo site. Mas o deputado estadual e secretário de Assistência Social é personagem pra lá de principal de todo o noticiário eleitoral do MDB de Santa Maria. E, claro, se falou nele no encontro da fria noite de abertura da semana.

Mais que isso, embora não se descartem as pretensões de um e outro (a), o nome levado às conversas, que já estão a acontecer com outras agremiações, é a do parlamentar/secretário. Aliás, independente disso, ou até por causa disso, o partido parece ter claro – deduz-se dos resultados do encontro de segunda-feira – que uma definição acontece até o final do ano.

Tradução claudemiriana: quem quiser se viabilizar e não se chamar Roberto Fantinel terá de fazê-lo daqui até o final de 2023, quando o partido terá, de qualquer maneira, um candidato lançado. E se for à disputa, isso também raros têm dúvida, será mesmo o do atual líder mais representativo da sigla na cidade.

Também se evidenciou, e isso talvez tenha frustrado algumas pretensões internas, é que o MDB se mostra decidido, pelo menos em Santa Maria, a não ser mais coadjuvante, como foi nos dois últimos pleitos municipais, nos quais apresentou apenas candidaturas a vice-prefeito(a). Não obstante o desejo, porém, a prudência recomenda cautela, antes de afirmar qualquer coisa. Pelo menos até dezembro.

Câmara – Com relação às candidaturas a vereadores, a reunião presenciou uma grande discussão no sentido de começar a levantar nomes por segmentos, para serem apresentados gradativamente à executiva do partido. O objetivo é que sejam “trabalhados”, pois a sigla convive com um número reduzido de possibilidades “matemáticas”.

Sim, como há 22 vagas na nominata e três já estão ocupadas paelos atuais edis, o que há é a necessidade de encontrar outros 19 nomes, dos quais 12 para homens e sete para mulheres, como manda a lei. Pelo relato do encontro, a seleção não será fácil e provavelmente haverá muita dor, na hora dos cortes, especialmente na porção masculina da relação. Consenso mesmo apenas para as dificuldades a ser enfrentadas. Antes e durante a campanha eleitoral.

Em tempo: a questão financeira do partido e a sua preparação para as eleições também foi tratada no encontro. E, afora busca de recursos próprios, também ficou cristalina a necessidade de aportes do Partido no Estado e no País, para sustentar uma candidatura competitiva a prefeito. Como será? A seção local do MDB terá de esperar para saber.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo