DestaqueSanta Maria

ESTIAGEM. Município distribui mais de 9,6 milhões de litros de água para as áreas mais afetadas de SM

514 famílias foram beneficiadas. Maior parte - 402 – residente na zona rural

Município apresenta dados do trabalho de combate à estiagem que atingiu Santa Maria durante o verão (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

As ações promovidas pela Prefeitura em combate à estiagem em Santa Maria foram encerradas em 12 de julho deste ano. E, nesta segunda-feira (24), o Executivo Municipal, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, fez a apresentação dos serviços prestados entre 1º de janeiro e 12 de julho, como a entrega de 9.674.500 litros de água para famílias afetadas pela estiagem. O encontro ocorreu no Itaimbé Palace Hotel.

“Fica aqui o agradecimento, meu e do Jorge (Pozzobom), por todo o trabalho desenvolvido por todos para que ajudaram o nosso município neste momento de dificuldade, que foi mais esta estiagem em Santa Maria. Nas adversidades, conseguimos aprender e, claro que não queremos mais estiagens, mas acredito que cada vez que passamos por uma situação como esta aprendemos mais e ficamos mais preparados para lidar com dificuldades semelhantes no futuro. Mais uma vez, muito obrigado a todos e sigamos em frente”, salientou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.

Entre os dados apresentados, foram mencionados 240 pontos que receberam a água entregue pela Prefeitura, que beneficiaram 514 famílias, sendo 112 na área urbana e 402 na área rural. Conforme levantamento da Defesa Civil, as entregas de água auxiliaram 1.713 pessoas. O Executivo ainda entregou reservatórios e tanques para ajudar as famílias atingidas pela estiagem (veja abaixo).

Também foram entregues 2.885 cestas básicas, sendo 1.685 arrecadadas em função da estiagem e 1.200 repassadas ao Município pelo Banco de Alimentos. As 2,8 mil foram entregues a famílias afetadas durante o período de forte seca de Santa Maria.

O Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, também construiu 240 bebedouros, 36 microaçudes pelo Irriga SM. E reeditou a lei do Auxilio de Amparo à Agricultura Familiar (AMAAF), que terá o edital publicado nas próximas semanas.

Ao final da apresentação, a Prefeitura entregou certificados em reconhecimento de profissionais que trabalharam no combate à estiagem. Pelo Executivo Municipal, participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz; integrantes da Defesa Civil e de outras pastas de Município. Também estiveram presentes o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Caetano; a representante do escritório regional da Emater, Isadora Rocha; e a Gestora da Unidade Corsan Santa, Andreia Zanini.

Número de reservatórios entregues e aquisição de tanques
Em cautela: 110
2 caixas: 5 mil litros
37 caixas: 3 mil litros
20 caixas: 2,5 mil litros
51 caixas: 1 mil litros

No pátio da Defesa: 5 EBCI (1 mil litros) e 19 Caixas/
11 caixa: 1 mil litros
2 caixas: 2 mil litros
3 caixas: 2,5 mil litros
3 caixas: 3 mil litros
1 tanque: 10 mil litros (Caçamba)
1 tanque: 6 mil litros (Baú)

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo