LUNETA ELETRÔNICA. Educação Fiscal, Prefeitura e Sinprosm, recesso escolar, segurança de alimentos
Ainda: escolas vão parar e os docentes municipais estão em estado de greve
Por Paulo André Dutra
* Depois do movimento dos professores municipais no dia 6 de julho em que foi decidido o Estado de Greve, está confirmada para esta semana a reunião da coordenação da entidade com o governo.
* Será na quarta-feira (19) à tarde no gabinete do Prefeito Jorge Pozzobom. Houve a garantia do chefe de gabinete Alexandre Lima durante a paralisação, que as conversações seriam retomadas.
* O Estado de Greve é uma situação em que há o alerta ao empregador sobre a possibilidade de deflagração de greve a qualquer momento.
* Em 31 de julho haverá nova assembleia, sem o retorno às aulas após o recesso. Neste encontro, a categoria deve decidir sobre a deflagração da greve, a depender do andamento das conversas.
* O recesso escolar da rede municipal será entre os dias 24 e 30 de julho. Na rede estadual, entre 19 e 30, ambas com retorno em 31 de julho conforme o calendário anual.
* Para garantir atendimento à comunidade escolar durante o período, as escolas da rede estadual funcionarão em regime de plantão ao longo do recesso. Confira mais informações AQUI.
* O Rio Grande do Sul lidera pela terceira edição consecutiva o número de projetos inscritos no 11º Prêmio Nacional de Educação Fiscal. São 59 inscritos dentre os 253 de todo o país.
* Três deles são de Santa Maria, todos na categoria Escolas. As demais subdivisões são Instituições, Imprensa e Tecnologia.
* São elas a EMEI João Franciscatto, EMEF Vicente Farencena e EMEF Padre Nóbrega.
* Todos os projetos de escolas e instituições serão avaliados no local das atividades, entre 8 de agosto e 10 de setembro de 2023, por auditores-fiscais ou entidades do Fisco Federal parceiras.
* Os projetos classificados à Comissão Julgadora serão avaliados até 29 de setembro. A premiação final será em Brasília em outubro.
* Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Regional de Segurança de Alimentos, organizado pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com a Associação dos Municípios da Região Central (AMCentro).
* Vai discutir a segurança de alimentos e a adesão aos sistemas de inspeção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
* A adesão dos municípios a esses sistemas possibilita a comercialização de produtos de origem animal fora dos limites do município.
* Apresentando o caso da adesão de Santa Maria, o secretário de Desenvolvimento Rural Rodrigo Menna Barreto participa do evento, que conta com palestras com temáticas diversas.
* Será na Auditório Flávio Miguel Schneider, prédio 42 da UFSM, no dia 27 de julho a partir das 8h30min. Inscrições podem ser feitas AQUI.
Educação fiscal é sinonimo de pé no saco.