LUNETA ELETRÔNICA. Monumento ao Imigrante, o Dia do Cooperativismo e uma nova Frente Parlamentar
Olivicultura ganha um colegiado especial no parlamento do Riio Grande do Sul
Por Paulo André Dutra
* Feira de produtos coloniais e artesanais, brechós, pipoca, algodão doce, palhaços, ginástica, show sertanejo e trenzinho marcaram o Dia do Cooperativismo neste sábado na Praça Dr Astrogildo de Azevedo.
* Unicred Ponto Capital, Prefeitura de Santa Maria e Unimed SM organizaram o evento.
* Foram arrecadados 1.445 quilos de alimentos. Segundo os organizadores, este volume será quadruplicado para ser entregue ao Banco de Alimentos.
* Para a Campanha do Agasalho a doação foi de 350 peças, segundo a Prefeitura.
* Anunciada no início de junho, a restauração do Monumento ao Imigrante, que fica no distrito de Arroio Grande, já está em andamento.
* Juan Amoretti, autor da obra, e Paulo Roberto de Christo trabalham desde a última terça-feira (27) e deve levar ainda mais uma semana.
* O trabalho na escultura é financiado pelo município por meio de emenda impositiva da vereadora Anita Costa Beber de R$ 75 mil
* O restauro consiste em aplicação de fibra de vidro e resina sobre a parte superior da escultura, seguida de pintura automotiva para a proteção. Terá ainda o ajardinamento do entorno.
* “(…) Fiz essa escultura há muitos anos inspirado na vinda dos imigrantes que trouxeram além de seus pertences, a esperança de uma nova vida, deixando uma herança cultural muito rica para a região”, conta o artista.
* Proposta pelo então deputado Beto Fantinel (MDB) em 2021, a Frente Parlamentar das Oliveiras será instalada nesta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa.
* Com a licença do emedebista, agora secretário estadual de Assistência Social, a liderança caberá ao deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP).
* Junto à instalação da Frente, toma posse a nova diretoria do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O caçapavano Renato Fernandes será reconduzido na cerimônia que acontece as 18 horas.
* O Rio Grande do Sul produz cerca de 75% do azeite de oliva do Brasil, que ainda é bastante dependente da importação, principalmente da Europa, muitas vezes sem rigor no controle de qualidade.
* Na Rota das Oliveiras, criada em 2008 para fomentar o turismo e a gastronomia, 10 dos 24 municípios participantes são da região central.
Cooperativismo? Piá e Languiru comemoraram também? Pensei que Amoretti iria terminar as esculturas. Alas, aquela estrovenga na frente da casa de retiro é parecida com um canto do mural do Caixa Preta lá na UFSM. Frente Parlamentar, politicos chupinhando o sucesso das oliveiras. Fantinel, o da nota de tres reais, é como Dudu Milk. Pouca idade, mas praticam politica como se velhos fossem.