LUNETA ELETRÔNICA. Restaurante Popular, vem aí o CAS/TEA, Lei Paulo Gustavo e o ‘ônibus’ da saúde
Centro para pessoas com transtorno do espectro autista e trocão para Cultura
Por Paulo André Dutra
* Finalmente o Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter voltou a servir almoço no refeitório. Conforme anunciado na semana anterior, a reabertura aconteceu nesta segunda-feira (3).
* Cerca de 40 pessoas fizeram a refeição no local, que passa a funcionar em modo híbrido. O atendimento “pegue e leve” continua a funcionar.
* Tanto para retirada quando para consumo no local, o almoço continua custando 3 reais. São 575 refeições por dia, de segunda a sexta, exceto feriados, das 11h30 às 13h30.
* Desde o início da pandemia, o Restaurante Popular funcionava só com retirada das refeições, permanecendo deste modo mesmo após o fim das restrições sanitárias.
* Valorizando o evento, estiveram no local o prefeito Jorge Pozzobom, o vice Rodrigo Décimo e o secretário João Chaves.
* Boa notícia para a cultura: o plano de ação proposto pelo município para aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo foi aprovado pelo Ministério da Cultura.
* Santa Maria receberá o valor de R$ 2.222.877,81 para a realização de três editais que selecionarão 55 projetos. Dois editais serão específicos para audiovisual e um para outras áreas.
* A secretária Rose Carneiro explica que o plano de ação passou por ampla discussão junto ao Conselho Municipal de Política Cultural e com representantes do segmento audiovisual.
* Agora, é aguardar a assinatura do Termo de Adesão junto ao MINC e o recebimento dos recursos para iniciar a tramitação dos editais para publicação.
* A Secretaria de Saúde divulga o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para julho. São oferecidos atendimento médico e odontológico a localidades no interior do município.
* Nesta segunda-feira (3), o atendimento aconteceu na EMEF Major Tancredo Penna de Morais, no distrito da Palma. Confira mais informações AQUI.
* A Secretaria Estadual de Saúde publicou as propostas vencedoras do edital para municípios que receberão Centros de Atendimento em Saúde (CAS) para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
* Santa Maria será um dos 20 primeiros beneficiados com o TEAcolhe. A proponente da proposta é a APAE.
* São Gabriel e Caçapava do Sul também serão beneficiadas. Ao total, serão 30 em todo o estado.
* Os CAS/TEAcolhe são serviços regionais especializados, com acesso regulado para atendimento e avaliação de casos de autismo em todo o ciclo de vida.
* O acesso ao atendimento será por meio das Unidades Básicas de Saúde, da Atenção Primária (APS) do município, que serão responsáveis pelo encaminhamento para equipes especializadas.
* No mínimo, seis profissionais devem compor a equipe técnica, sendo um médico e outros de áreas afins. Deverá atender, pelo menos, 150 usuários por mês.
Ulltima vez que passei no Centro li uma placa ‘Cuidar do patrimonio historico é cuidar das pessoas’. Atras a tapera do Caixeral.