Vira-vira (7). Razões por que o PMDB tanto quer Romero. E que levam até Schirmer a intervir
Afinal de contas, quais as razões que fazem o PMDB insistir tanto na tentativa de cooptar o (cá entre nós) instável e pouco disciplinado politicamente (o PDT que o diga) Isaias do Amaral Romero? E, para tanto, envolve diretamente Cezar Schirmer, o grande nome da sigla em Santa Maria e que determina tudo o que a atual direção faz?
Na verdade, há duas motivações principais. Uma imediata outra estratégica. Podem eventualmente existir outras, mas estas são, mais que acessórias, provavelmente irrelevantes.
A primeira delas é, com a adesão de Romero, a tentativa de quebrar o acordo que o elegeu Presidente do Legislativo e, em 2008, ano eleitoral, colocar na direção da Casa alguém da oposição. Seria uma vitória e tanto. Mesmo se admitindo que não será um ano de muitas disputas entre prefeitura e vereadores, sempre é bom ter o comando do Poder. E ainda que, todos reconhecem, a competitividade será a marca do pleito para o Legislativo em 2008 e, na hora do pega pra capar, candidato a vereador pensa mesmo é nele, e não no concorrente ao Executivo.
E a segunda tem efeito mais de longo prazo. Isto é, os pensadores peemedebistas (na verdade, respeitosamente, só há um estrategista, o próprio Cezar Schirmer) imaginam que Isaias Romero concorrendo a vereador pelo PMDB poderá ajudar a ampliar a bancada, a partir de 2009. É, talvez. Pode ser. Quem sabe seja. Mas isso também pensava o PDT, em 2004, com uma nominata puxada por Osvaldo Nascimento e Marcelo Bisogno. E Romero, correndo por fora, atropelou a ambos e conquistou a única vaga pedetista no parlamento.
Não é improvável que esta possibilidade esteja na mente dos quatro vereadores de hoje. E que é verbalizada apenas por João Carlos Maciel, curiosamente o menos afetado eleitoralmente pelo novo colega. Afinal, e se o PMDB eleger apenas quatro edis, e não cinco? Vai que Romero seja um do quarteto? Bem… Mas isso é assunto para 2008, me disse um peemedebista ilustre, na tarde desta quarta-feira. Ele duvida do sucesso eleitoral de Romero. Exatamente como os pedetistas, há três anos. Então…
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.