Por Assessoria de imprensa do MDB/RS
João Francisco Coimbra Parenti, o Fifo, vereador em Erechim, é o novo presidente da Juventude do MDB do Rio Grande do Sul. Ele foi eleito neste sábado (8), para a gestão 2023-2025 na 26ª Convenção Estadual do núcleo, realizada em Porto Alegre. A chapa de consenso liderada por Fifo recebeu 164 votos favoráveis e apenas um contrário. O slogan “Juventude Presente” – estampado nas camisetas de boa parte do público que ultrapassou 400 participantes -, deve inspirar a atuação da JMDB-RS tanto na mobilização pelo interior quanto na participação das decisões partidárias.
Ao lado do jovem Pedro Simon de 93 anos – que iniciou a trajetória política no movimento estudantil no final da década de 40 -, Fifo deixou o seu recado após a proclamação do resultado.
“Temos que marcar a nossa atuação pela construção de políticas públicas inerentes às necessidades da nossa comunidade. Estaremos presentes, engajados e participativos em todos os segmentos. Tenho orgulho de vestir essa camiseta que representa a luta pelas causas democráticas e sociais”, afirmou Fifo.
Sentado à frente de uma plateia concentrada e atenta ao seu discurso, o ex-senador Pedro Simon, que foi professor universitário, deu uma aula de história e de política aos jovens correligionários e recebeu deles o carinho, o agradecimento e o reconhecimento. Fez um retrospecto da trajetória recente do País, contextualizando o papel do MDB para o restabelecimento da democracia no Brasil.
“Vencemos a ditadura sem arma e sem violência. Devolvemos as liberdades individuais e o direito ao voto. Isso foi a coisa mais linda do mundo”, rememorou Simon, que foi aplaudido de pé após encerrar o seu pronunciamento.
Outro líder histórico do MDB que iniciou a trajetória política no movimento estudantil é o ex-governador José Ivo Sartori. Na convenção, fez um alerta os militantes do núcleo.
“Jovem não existe para ser caudatário de ninguém. Jovem é para puxar a dianteira. Não apenas ser rebelde ou indignado, mas não ser carregado por ninguém. Jovem deve ser transformador”, declarou Sartori.
Ivan Maurina, que se despediu da presidência da Juventude, também deixou a sua mensagem aos emedebistas. Convocou os correligionários para praticarem a militância política e fazerem parte das transformações sociais em suas comunidades.
“Militem, façam partido, façam política e contribuam para transformar a vida das pessoas para melhor”, intimou Ivan. E arrematou: “Me despeço com orgulho no coração e a vocês deixo um apelo: lutem para manter a chama do MDB sempre acessa e ativa”.
Fábio Branco, presidente do Diretório Estadual, cumprimentou a juventude por seu papel histórico na legenda. “Um partido se faz pelo seu tamanho e no MDB temos muitas referências que contribuíram com a nossa história ao longo dos anos e o papel da Juventude é primordial. A juventude deve estar ativa, presente, nos cobrar e nos ajudar”, mencionou Fábio.
Norton Soares, presidente da Juventude Nacional e ex-presidente da estadual, conclamou os correligionários para a união de forças em torno de objetivos comuns. Refutou discursos extremistas e defendeu que a militância emedebista se concentre na vida real.
“Só se muda a vida com trabalho. Sim, é importante ter ideologia e posição, mas a nossa prioridade como agentes políticos deve ser o foco na entrega de resultados à população, fazer reformas e construir caminhos”, opinou.
O governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, relembrou o protagonismo do MDB no Executivo e Legislativo estadual, que, segundo ele, reinaugurou, a partir da gestão do ex-governador José Ivo Sartori, a agenda de diminuição do tamanho do Estado.
“Uma agenda extremamente importante, de responsabilidade fiscal, de intervenção do Estado na economia onde ele é necessário, e que reiniciou o processo das concessões e parcerias público-privadas. E ela é tão forte e foi tão importante que até hoje nós estamos praticando ela”, afirmou Gabriel.
Ele, que presidiu o núcleo estadual e nacional, disse ainda que o MDB deve caminhar pacificado e unificado.
“Podemos ter pensamentos diferentes, sim. Mas os nossos rumos devem ser os mesmos”, pontuou.
Força política
A Juventude do MDB do Rio Grande do Sul é reconhecida politicamente pela projeção de líderes. Expressivos nomes da legenda gaúcha têm suas origens no núcleo. O vice-governador Gabriel Souza, o deputado federal Márcio Biolchi, o deputado estadual Rafael Braga, o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel, o ex-deputado Edson Brum e o atual presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, são descendentes das fileiras da Juventude emedebista, entre tantos outros que fizeram história no MDB.
Na 26ª Convenção do núcleo os ex-presidentes da JMDB-RS e colaboradores do Diretório Estadual receberam homenagem especial pelos serviços prestados ao partido e à valorização da juventude.
Representatividade no RS
O capital político da Juventude se converte também em capital social ao longo dos anos. Com presença constante nas disputas eleitorais, o núcleo obteve importantes conquistas nas urnas, administrou municípios e manteve presença crítica e construtiva nas câmaras de vereadores por todo o Rio Grande do Sul. Nos mandatos, tem sido responsável por ações e projetos voltados aos jovens, incluindo educação e formação profissionalizante. Atualmente o núcleo está representado por sete prefeitos, sete vices e 225 vereadores. Na esfera partidária, conta com 102 Diretórios Municipais de Juventude que abrangem todas as regiões do estado.
Perfil do novo presidente
João Francisco Coimbra Parenti, o Fifo, 32 anos, é vereador em Erechim e líder de Governo do prefeito Paulo Pólis. Formado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, é pós-graduado em Gestão Pública e foi consultor de Políticas Públicas de Juventude da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Filiado ao MDB há 14 anos, foi presidente municipal da Juventude de sua cidade e até então vice-presidente do núcleo estadual. Também é coordenador do MDB do Alto Uruguai.
Executiva eleita
Presidente: João Francisco Coimbra Parenti, o Fifo Parenti (Erechim)
Vice-presidente-geral: Rômulo Teixeira Carvalho (Condor)
Vice-presidente de Formação Política: Renato Haack (Nova Santa Rita)
Vice-presidente de Eventos: Matheus Paim Silva (Farroupilha)
Vice-presidente de Comunicação: Raissa da Silva (Marau)
Secretário-geral: Gabriel Fernando Colissi (Campo Bom)
Secretário-adjunto: Matheus Borges dos Santos (São Leopoldo)
1º Secretário: Michel Sanchez (Porto Alegre)
Tesoureiro-geral: Marcos Vinicius Saccaro (Caxias do Sul)
Tesoureiro-adjunto: Tiago Mello (Rio Pardo)
1º Tesoureira: Vanessa Moraes da Silva (Alegrete)
Vogais
1º: Ivan Carlos Maurina
2º: Jhon Prando
3º: Igor Tambara
4º: Nadine do Amaral
5º: Willian de Conto
6º: Valmor Araújo
7º: Iuri Martins
8º: Thais Abreu
0º: Alberto Flores
10º: João Ricardo Oliveira
Suplentes
1° Suplente: Michael Shumacher
2° Suplente: Milene Velasco
3° Suplente: Luis Loro
4° Suplente: Fabrício Moraes
Presenças
Marcaram presença na Convenção da Juventude o presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, o governador em exercício Gabriel Souza, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o prefeito da Capital, Sebastião Melo, os deputados estaduais Edivilson Brum, Luciano Silveira e Rafael Braga, os secretários de Estado Beto Fantinel (Assistência Social), Juvir Costella (Logística e Transportes) e Giovani Feltes (Agricultura), os ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça, o ex-governador José Ivo Sartori, o secretário de Planejamento/POA, Cezar Schirmer, os presidentes Norton Soares (JMDB Nacional), Gustavo Stolte (Associação de Prefeitos e Vices), Guto Scherer (FUG-RS), Clóvis André da Silva (Afro), Deodoro Gomes (Cultura), o ex-deputado Tiago Simon, e o ex-ministro Carlos Marun. O presidente da FUG Nacional, deputado federal Alceu Moreira, o presidente do MDB Nacional, deputado federal Baleia Rossi, e o ex-governador Germano Rigotto enviaram vídeos com as suas respectivas mensagens aos jovens emedebistas.
Simon fundou a ala moça do PTB junto com Brizola, Sereno Chaise e Fernando Ferrari. Tinha aproximadamente 15 anos. Obvio que os jovens hoje em dia têm outros interesses, mas a tal ‘juventude’ é para ingles ver.