DestaquePolítica

POLÍTICA. União Brasil, Partido do vice-prefeito Rodrigo Decimo, divulga nota sobre crise interna

Direção estadual busca enquadrar sigla na cidade, que terá nova Executiva

Lideranças do União Brasil de SM decidiram que não vão deixar o partido e nem entregar cargos no governo Pozzobom (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O União Brasil (UB), sigla formada a partir da fusão de PSL e DEM, está em crise em Santa Maria. A Direção Estadual da legenda determinou o desembarque do governo de Jorge Pozzobom (PSDB), o que obrigaria os filiados a deixar os cargos de comissão na Prefeitura. Porém, caciques da agremiação na cidade não gostaram nada da atitude.

Entre as lideranças do UB que atuam nos principais escalões do Executivo estão o vice-prefeito, Rodrigo Decimo; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e o adjunto da pasta, Jair Binotto – primeiro presidente municipal da sigla; o assessor superior do prefeito, Eloi Irigaray; o secretário adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke; e o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson Nunes.

Além disso, a sigla também é a casa do experiente vereador Manoel Badke – Maneco, ex-DEM; e da ex-vereadora Cida Brizola, oriunda do Progressistas.

Na quinta-feira (29), lideranças do partido se reuniram no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, onde ficou decidido que não sairão da legenda e que não haverá entrega de cargos na Prefeitura.

Uma nota pública (leia na íntegra ao final da matéria) foi divulgada nesta sexta (30), na qual os líderes da legenda afirmam que não reconhecem “a legitimidade do autodeclarado coordenador regional do partido”, posto que hoje é ocupado por Ronei Gamboa, ex-vice-presidente municipal do UB, e que está na dianteira da intervenção que ocorre na agremiação.

Gamboa afirma que o partido será reorganizado em Santa Maria.

“O caso do vereador e do vice-prefeito será discutido pela Executiva Estadual. Acredito que nas próximas semanas seja formada uma nova Executiva Municipal”, afirma Gamboa.

Na prática, porém, a atual Executiva já foi destituída. Uma busca no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta sexta-feira (30), não indicou nenhum nome registrado no órgão partidário do município.

Ou seja, o partido que há 13 meses festejava a ascensão de sua primeira Direção Municipal agora vive em um limbo.

Abaixo, confira na íntegra a nota pública divulgada pelo UB/SM:

“UNIÃO BRASIL UNIDO POR SANTA MARIA”

NOTA PÚBLICA

“O União Brasil de Santa Maria vem por meio desta esclarecer a população de Santa Maria quanto aos últimos acontecimentos envolvendo a sigla:

Em reunião realizada na noite da última quinta-feira (29/06), no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, a executiva municipal do partido reuniu-se para tratar a respeito das atitudes tomadas pelo partido a nível estadual.

O encontro teve a presença do vice-prefeito, Rodrigo Décimo, filiado ao União Brasil, de representantes do vereador Maneco, que se encontrava em sessão plenária, de ex-vereadores, suplentes de vereador, secretários de governo, entre outros nomes da sigla. O presidente do partido em Santa Maria, Jair Binotto, coordenou a reunião e apresentou aos presentes a pauta. Após amplo debate sobre o tema, os membros resolveram apresentar abaixo uma nota oficial com suas ponderações:

A NOTA

O partido União Brasil, a nível nacional, nasceu da fusão dos extintos Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) que, em Santa Maria, teve a adesão de membros de outras agremiações partidárias, como PTB, Progressistas, Pátria Livre e outras siglas.

Observando as normas estatutárias que regem a nossa agremiação, assim como as diretrizes deferidas e defendidas pelo presidente nacional do partido, Deputado Federal Luciano Bivar, que em carta pública define “quem somos”:

QUEM SOMOS

“… Somos uma alternativa aos extremos, e os pontos comuns e inabaláveis dessa nova liderança que desponta são respaldados, sobretudo, pela defesa e pelo respeito às instituições do nosso país, tendo a democracia como valor fundamental e inegociável.

O União Brasil nasce como uma ferramenta inigualável para a reconstrução de um país mais justo e melhor. Entendemos que é imprescindível lutar pelo respeito às instituições, pela nossa democracia e pelos interesses de todos os brasileiros. Sabemos que, trabalhando com eficiência, um Estado mínimo é capaz de entregar serviços públicos de qualidade e mais dignidade à população…

Em meio às diferenças, uma coisa nos une: o Amor pelo Brasil…”

Trazendo o partido ao âmbito municipal, obtivemos êxito no pleito de 2020, que com apoio, vontade e voto da comunidade, elegemos legitimamente o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, na chapa majoritária junto ao prefeito Jorge Pozzobom e o vereador, Manoel Badke, o que transcende qualquer nível de determinação partidária.

O partido na cidade não reconhece a legitimidade do autodeclarado coordenador regional do partido, tanto pela inexistência dessa função estatutariamente quanto pela ausência de indicação formal do referido pela executiva estadual do partido como seu representante e, desconhece qualquer autoridade em uma determinação tomada e difundida pelo tesoureiro do partido em detrimento a seu presidente, o Deputado Federal Luiz Carlos Busato.

Os membros do partido acreditam que as diretrizes e determinações partidárias precisam ser construídas na base, na cidade, e não apenas acatadas por ela, sendo que são tomadas por membros no partido em níveis diferentes que se quer conhecem a cidade.

Os membros do partido não concordam que ele seja usado como moeda de troca eleitoral visando o pleito de 2024. No governo do Estado, o partido também faz parte e dá sustentação ao governador Eduardo Leite (PSDB). Até onde consta, não houve nenhuma determinação de deixar de apoiar o governo do Estado, pelo contrário, o autodeclarado coordenador regional ocupa um cargo em Santa Maria vinculado ao governo estadual e não abriu mão do mesmo. Assim, vimos latente os conchavos visando 2024 em esfera municipal. E mais, isso não ocorre só em Santa Maria, mesmo de forma velada, as principais cidades do Rio Grande do Sul estão passando pela mesma negociata.

Por fim, os membros do partido reiteram seu compromisso com Santa Maria, com seus representantes legitimamente eleitos e não abrem mão de seu apoio ao governo municipal e, consequentemente, não aprovam as determinações impostas e não abrem mão de suas funções na administração municipal que está transformando nossa cidade em um lugar cada vez melhor para se viver.

“UNIÃO deve ser mais do que uma palavra falada, deve ser uma palavra praticada e a nossa voz encontra eco em todos membros no partido, eleitos e não eleitos, na comunidade que ora representamos e somos representados pelo sufrágio do voto.”

Assinam esta Nota todos os membros do União Brasil de Santa Maria;

Santa Maria/RS, 30 de junho de 2023.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bota disciplina partidária nisto. Não querem largar a teta, continuar mamando até a ultima gota. Ainda tem um nepotismo partidário no meio (não é ilegal, mas moral é duvidosa). E tem gente achando certo e defendendo ‘partidos fortes’ depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo