Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Por iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT), a Assembleia Legislativa concederá a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior condecoração do Parlamento gaúcho, ao empresário Odilo Pedro Marion, fundador da maior fábrica da América Latina de implementos utilizados na lavoura orizícola.
A atividade ocorrerá nesta segunda-feira, 28, às 18h, nas dependências do plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Dirigente da AGRIMEC desde a sua fundação, em 1974, o trabalho de Odilo resultou num grupo empresarial formado também pela Acespeças, Idema e Intecsol.
No início de sua carreira, Odilo Marion atuou como agricultor, mecânico e motorista de táxi, sendo posteriormente, contabilista, auxiliar administrativo, professor da Escola Técnica do Comércio do Colégio Santa Maria, docente do Depto. de Ciências Administrativas da UFSM e de sua extensão na SETREM – Sociedade Educacional Três de Maio (RS).
Também atuou na administração pública como diretor administrativo da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do RS (CIENTEC). Odilo também foi o primeiro empresário a se instalar no Distrito Industrial de Santa Maria, quando o local ainda carecia de infraestrutura.
O homenageado teve ainda diversas participações em entidades patronais, como o Clube de Diretores de Empresas Industriais, Feira Industrial de Santa Maria, Associação Distrito Vivo, Agência de Desenvolvimento, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços, além da CIERGS e FIERGS.
O Mérito Farroupilha, condecoração criada em 1995, é uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. O adereço é formado por uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas. A concessão da homenagem a Odilo foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia em novembro do ano passado.
Agrimec, se lembro bem, tinha uma loja na antiga Gaspar Martins, atual Medianeira. Capinadeiras Rotativas Rotacarp (ou algo do genero). Nesta epoca (ou ali por perto) a Serafim Valandro era fechada no acesso a Presidente, quem vinha do Convento para o Centro encontrava uma rua sem saida.