Arquivo

Caso “dantesco”. Delegado se afastou, mas inquérito segue e Dantas sentará diante do juiz

Está tudo muito bem, tudo muito legal. Todo mundo ficou quietinho de repente. O último a ser convidado a calar-se, muito convenientemente, e assim procedeu, foi o senador Heráclito Torres, do DEM do Piauí, para alguns o melhor amigo de Daniel Dantas, no Congresso Nacional.

 

No entanto, ainda que a óbvia “operação abafa”, ou “ficar-quieto-que-todo-mundo-esquece,-como-é-comum-no-Brasil”, esteja em pleno andamento, não é menos verdade que há um processo a caminho. Tanto que Daniel Dantas pode até se safar de uma convocação (que duvido venha a ser confirmar) na CPI das escutas telefônicas, no Congresso, mas é muito difícil que consiga desviar do juiz federal paulista Fausto de Sanctis. E terá que sentar-se diante dele, ouvir perguntas e dar explicações.

 

À polícia, disse que só falaria em juízo. Pois bem, o juiz o espera, como você saberá, com mais detalhes, na nota seguinte, publicada pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A seguir:

 

“Juiz marca interrogatório de Daniel Dantas para 5ª

 

De volta das férias, o juiz Fausto Martin de Sanctis marcou para a próxima semana os primeiros depoimentos da Operação Satiagraha.

 

Daniel Dantas foi intimado a comparecer à 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo na quinta (7). Antes dele, o juiz De Sanctis vai inquirir Hugo Chicaroni, na terça (5), e Humberto Braz, na quarta (6).

 

Será a primeira vez que a trinca deporá diante do juiz. Até aqui, só haviam sido interrogados pela Polícia Federal. Diante do delegado Protógenes Queiroz, hoje afastado das investigações, Daniel Dantas calou. Fará o mesmo defronte do juiz?

 

As audiências agora agendadas referem-se apenas a um pedaço do inquérito da Operação Satiagraha. O pedaço que trata da tentativa de suborno de um delegado da PF por R$ 1 milhão. Dinheiro vindo das arcas do Opportunity, acusa a PF.

 

Neste caso, documentado pela política em áudio e vídeo, o Ministério Público já formulou uma denúncia. Foi acatada pelo juiz. Por isso Dantas, Chicaroni e Braz figuram no processo na condição de réus.Foi justamente essa tentativa de suborno que motivou o segundo pedido de prisão de Daniel Dantas…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “Juiz marca interrogatório de Daniel Dantas para 5ª”, de Josias de Souza, colunista da Folha de São Paulo.

E leia aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista da FSP.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo