Por Claudemir Pereira / Editor do Site
O vereador Manoel Badke subiu à tribuna da Câmara, na sessão plenária da tarde passada, e fez interessantes observações. Uma delas, em recado direto ao editor, é sobre seu partido. Disse ele que é do União Brasil, e não do PL, como o site e outros espaços do escriba têm registrado. É verdade. Eleito pelo DEM, partido que se fundiu com o PSL e ambos faleceram, Badke é do sucedâneo. E nele ficará, como voltou a registrar, pelo menos até março – quando, se desejar, e aí quem afirma é o site, poderá sair sem risco. E no rumo do PL, partido pelo qual não nega admiração e cujos candidatos apoiou e fez campanha em 2022.
Mas o parlamentar fez pelo menos outra observação importante: vai colocar seu nome como pré-candidato a vice-prefeito num alinhamento de centro-direita. Isso denota, claro, um desejo respeitável. Que somente será alcançado justamente se sair do UB. O partido, como se sabe, por sua direção estadual, interveio na seção local e entregará, como a lei permite, a direção ao recém-chegado Marcelo Bisogno e tem como nome para vice, pela esquerda (veja só), o ex-prefeito José Haidar Farret.
De tudo o que você leu até aqui, há a possibildade de muitas ilações. O site fica com uma, porém. Não se sabe se esse era o desejo, embora tenha cara de algo muito bem articulado, mas o fato é que o PT, sem lançar oficialmente a pré-candidatura de Valdeci Oliveira, antecipou a campanha ao anunciar sua aliança com o União Brasil, com direito a vinda a Santa Maria na segunda-feira, do presidente estadual do aliado, deputado Luis Carlos Busato.
Mais que isso: a prova que mexeu com o cenário foi que, no mesmo dia, partidos assumidamente de Direita da cidade, com militantes destros em outras siglas, se reuniram para discutir o futuro. E, para além de escancarar o fato de terem sentido (é da política que assim seja) a dobradinha que se está a criar, anotaram o óbvio: todos os presentes (seus eleitores são outro papo) estarão juntos contra o petismo em particular e a esquerda em geral num eventual segundo turno eleitoral. E quem não sabia disso?
O fato é que mais vereadores, inclusive presentes ao encontro de 24 horas antes, gastaram o verbo para criticar José Farret e até Beto Fantinel, do MDB, além de Valdeci. E isso 14 meses antes do pleito. O risco de o discurso cansar e perder o efeito, quando e se, ele for necessário é também óbvio, como a história político-eleitoral ensina. Mas, enfim…
Quem estiver interessado em assistir à sessão plenária desta terça-feira, 8, basta clicar abaixo:
Maneco tem 68 anos. Teve pouco mais de 1000 votos na ultima eleição (ou seja, não agrega muito). Chapa favorita tem Valdeci, 65 anos, e Farret 81 anos. Daqui um tempo será possivel escrever um livro ‘Santa Maria Gerontocracia e Kakistocracia’. Sim, porque é um festival. Alas, o maior problema da aldeia não é o isolamento logistico/geografico, é o isolamento intelectual. Que tem a contribuição significativa das patotinhas, mentalidade de cidade interiorana ajuda o bolso/ego de muita gente.