Por Pedro Pereira
Com a presença da Ministra do Esporte, Ana Moser, foi realizada a inauguração oficial da pista de atletismo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM na tarde desta sexta-feira (25). Na bancada, ao lado da representante do Governo Federal, estavam o diretor do CEFD, Rosalvo Sawitzki, o deputado estadual Valdeci Oliveira, em nome da presidência da Assembleia Legislativa, o reitor da Universidade, Luciano Schuch, o prefeito Jorge Pozzobom e o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS).
A Ministra, em seu momento de fala, ressaltou a importância dos investimentos realizados na restauração do piso, com valor aproximado de R$ 7,9 milhões, para o desenvolvimento da cidade do Coração do Rio Grande. “Com esse equipamento, importante para o esporte de alto rendimento, Santa Maria será referência para o atletismo na região. Será muito demandada, pois pistas com esse nível não existem em grande número no Brasil”.
De acordo com o coordenador do NIEEMS, está nos planos da UFSM sediar os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de atletismo em 2024, como também a etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Segundo Ana, a ideia é que o investimento no setor somente cresça até o fim do mandato do presidente Lula. “A nossa missão é entregar, em quatro anos, um país com um esporte mais forte. É bom olhar isso tudo e ver que estamos no caminho certo”.
Schuch, que revelou ter praticado atividades relacionadas ao atletismo na própria UFSM quando era mais novo, mostrou entender a necessidade de promover a prática de atividades físicas para a comunidade. “Através do esporte a gente aprende que, se treinarmos hoje, vamos vencer amanhã. Isso serve para a vida. Quando são apoiados, a educação e o esporte transformam a sociedade”. Para concretizar a inauguração, foi realizada uma corrida simbólica de uma parte da pista até a “linha de chegada”, carregada por todas as autoridades presentes na bancada.
No Coração do Estado, uma pista internacional
Reformado, o piso do local é constituído por uma estrutura sintética e emborrachada, com camadas de resina, o que garante mais resistência nos momentos em que o espaço for utilizado para as atividades. Além disso, as condições da atual pista entram em concordância com os padrões da World Athletics, federação internacional de atletismo, reconhecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Com os reparos, o espaço pode ser comparado igualmente com áreas utilizadas em competições mundiais e nos Jogos Olímpicos. Outra mudança realizada foi o aumento da quantidade de raias da pista, que subiram de seis para oito, ampliando a capacidade de receber atletas de forma simultânea.
A construção da pista começou no ano de 2020. Porém, por conta da pandemia, a reforma precisou ser suspensa e prorrogada indefinidamente. Em 2022, entretanto, o espaço foi finalizado, entregue oficialmente no mês de julho, e, desde então, tem sido utilizado pelos atletas da UFSM para a prática de suas atividades e para eventos sociais, como o Festival Paralímpico e o Festival de Miniatletismo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.