LUNETA ELETRÔNICA. Municípios vão ao Tribunal de Contas, MPT na Escola, Semana da Educação Infantil
E ainda: os resultados da ‘Balada Segura’ e mais empregos formais no Estado
Por Paulo André Dutra
* Representantes de municípios da AMCentro foram nesta segunda-feira (14) ao TCE em busca de orientações sobre eficiência e transparência nas práticas administrativas com a consultoria técnica do tribunal.
* Foram recebidos pelo conselheiro Edsom Brum e a assessora do gabinete do conselheiro Marco Peixoto, Ana Lúcia Pereira.
* As orientações abrangeram temas como o controle dos gastos com pessoal e a necessidade de fiscalização das contas públicas.
* Presidente da AMCentro e prefeito de São Vicente do Sul, Fernando da Rosa Pahim, afirmou a necessidade de trazer as realidades das prefeituras.
* “Precisamos desses encontros para resolver dentro da lei e da melhor maneira diante dos princípios que são necessários para uma boa gestão pública”, apontou.
* Três escolas municipais foram classificadas para a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Estado.
* A edição deste ano Prêmio trabalhou três temáticas: trabalho infantil; profissionalização do e da adolescente/aprendizagem profissional; e segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
* Foram classificados dois alunos da EMEF Lourenço Dalla Corte, dois alunos da EMEF Intendente Manoel Ribas e um da EMEF Maria de Lourdes Castro. Confira aqui mais informações.
* Foi aberta durante a tarde desta segunda-feira a 11ª Semana Municipal de Educação Infantil. A solenidade aconteceu no Ginásio do Parque Tecnológico da UFSM.
* Neste primeiro dia, participaram cerca de 300 alunos das escolas EMEI Casa da Criança (Centro); EMEI Glaci Corrêa da Silva (Divina Providência); EMEI Ivanise Jann de Jesus (Pinheiro Machado); EMEF Pedro Kunz (Passo das Tropas) e EEI Vila Vitória (Caturrita).
* A programação inclui atividades nas escolas, como intercâmbio e ações voltadas à comunidade escolar e se estende durante todo o mês de agosto.
* Das 81 escolas que compõem a rede, 66 oferecem Ensino Infantil, contemplando cerca de 7 mil crianças em toda a cidade, incluindo cerca de 700 crianças com compra de vagas em escolas particulares.
* Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no final de julho, indicam crescimento do emprego formal no RS.
* O Estado finalizou o primeiro semestre de 2023 com um saldo positivo de 53.315 postos de trabalho.
* As contratações foram impulsionadas pelos setores de serviços (30.655 postos) e da indústria (20.557).
* Nos seis primeiros meses do ano, o destaque ficou com fevereiro, que apresentou saldo positivo de 20.367 vínculos formais de emprego.
* Para o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, o resultado indica um possível crescimento mais expressivo para a segunda metade de 2023, impulsionado também pela queda na taxa básica de juros.
* A Operação Balada Segura ocorreu entre o final da tarde e o começo da noite deste domingo (13) na Avenida Hélvio Basso.
* 151 veículos foram abordados. Destes, 150 condutores realizaram o teste do etilômetro (bafômetro), e um se recusou. No total, 19 motoristas foram autuados por infrações diversas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.