DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. UFSM estará na Expointer, a assembleia da Sedufsm, a competitividade do RS…

Prefeitura distribui mudas frutíferas, atividade do Sinprosm e fios da Andradas

Por Paulo André Dutra

RS Innovation Agro leva à Expointer discussões relevantes sobre agronegócio e inovação em mais de 70 atividades. UFSM estará (Foto Geovana Cabral/Divulgação RS Innovation Agro)

* A UFSM estará na Expointer 2023. Com início no próximo sábado (26), diferentes setores da instituição tomarão parte da maior vitrine do setor rural gaúcho.

* Projetos desenvolvidos pelo InovaTec UFSM Parque Tecnológico e as startups da Pulsar Incubadora Tecnológica participam de estandes, como o RS Innovation Agro e o Painel SICT. Confira a programação.

* Na 27ª edição do Prêmio “Futuro da Terra”, parceria entre Jornal do Comércio e Fapergs, a universidade será agraciada em três categorias pela contribuição com o desenvolvimento do agronegócio.

* São elas: Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas (professor Nereu Augusto Streck), Categoria Preservação Ambiental (Projeto Advanced Farm 360 – Colégio Politécnico) e Categoria Startup do Agronegócio (Weecaps).

* Na manhã da próxima sexta-feira (25), a Sedufsm reúne a sua base para assembleia geral. Será as 8h30min, em primeira chamada, no Audimax (prédio 16 do Centro de Educação) e online pelo Google Meet.

* Em pauta, a campanha salarial 2024 e a construção de agenda de mobilização para a próxima semana, com previsão de paralisação em 30 de agosto com ato em Brasília.

* A convocação da assembleia faz parte da estratégia definida pela ANDES-SN na última semana considerando o posicionamento do Governo Federal sobre a pauta remuneratória.

* O Sinprosm também se mobiliza. Nesta quinta-feira (24) a entidade dos professores municipais estará na Praça Saldanha Marinho em atividade de panfleteação nos turnos da manhã (10h) e tarde (15h30min).

* Será organizado um espaço próximo ao Banrisul para dialogar com a população sobre o estado de greve e a redução de horários na operação tartaruga, que vai até 31 de agosto.

Programa Municipal de Desenvolvimento Rural distribui gratuitamente insumos a agricultores familiares. Investimento nas mudas foi de R$ 35 mil (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* 1,5 mil mudas de pessegueiro, bergamoteiras, laranjeiras, pereiras, videiras, nogueiras e limoeiros foram distribuídos nesta quarta-feira (23) a produtores participantes do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural.

* Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, foram beneficiados aproximadamente 30 agricultores, cada um recebendo cerca de 50 mudas.

* Lançado em 2010, o programa também distribui aos agricultores familiares alevinos de peixes, sêmen bovino, mudas florestais, sementes de hortaliças, pintos de corte e poedeiras, além de fertilizantes (calcário e adubo orgânico).

* O Rio Grande do Sul avança pelo segundo ano consecutivo no Ranking de Competitividade dos Estados. Passou de sexto para o quinto lugar.

Segundo dia para a retirada dos fios em desuso na Rua Andradas (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Os três principais eixos e objetivos da pesquisa são a avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas.

* A pesquisa é do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, e foram apresentados nesta quarta-feira.

* Em mais um dia de mutirão para retirada dos fios em desuso nesta terça-feira, saíram dos postes da Rua dos Andradas mais 230 kg de material.

* Já é 1,3 tonelada nas três ruas atendidas em 2023: Acampamento, Dr. Bozano e Andradas. Agora, os trabalhos estão para ocorrer na Rua Venâncio Aires nos dias 5 e 19 de setembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘Servidores’ federais ganharam 9% de aumento este ano e quarenta e tantos por cento no auxilio alimentação. E já estão preocupados com o aumento do ano que vem (Congresso vai começar a discutir o orçamento). ‘Nesta casa tem dinheiro/pinga ne mim/pinga ne mim’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo